data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: arquivo pessoal
Arcimar de Matos Leal, 85 anos, nasceu em Santa Maria. Durante a infância e juventude, ele chegou a morar em Cruz Alta, devido a profissão do pai, que era militar. Arcimar teve três irmãos, Lourdes, Jari e José, todos falecidos.
No Coração do Rio Grande, conheceu a esposa, a professora Mônica Morgani Poglia Leal, 79 anos, com quem foi casado durante, aproximadamente, seis décadas. O casal teve os filhos Mônica, 57 anos, Rogério, 52, e Bettina, 50, e teve uma neta do coração, Maria Laura, 21.
Arcimar era formado em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e se tornou conhecido na cidade por conta do Laboratório Leal. No estabelecimento, ele fazia análises e pesquisas clínicas. Além disso, Arcimar foi professor da UFSM, no curso de Farmácia. Em Santa Maria, também atuou como representante do Ministério de Educação e Cultura.
style="width: 100%;" data-filename="retriever">Foto: arquivo pessoal
Com a esposa
Com emoção, a esposa Mônica lembra do dia em que se conheceram. Desde então, segundo ela, os dois mantiveram uma relação de amor e parceria.
- Adorava ver o contentamento dele quando eu declamava poemas de amor - fala a companheira.
A filha Bettina conta que, quando não estava trabalhando, Arcimar apreciava passear e pescar com os amigos. Outro lazer do qual o santa-mariense gostava era reunir a família em almoços e jantares.
- Meu pai era extremamente dedicado à família. Ele nos transmitiu valiosos ensinamentos, entre os quais, a honestidade. Era emocionante ver o modo como ele tratava a nossa mãe - emociona-se Bettina.
style="width: 100%;" data-filename="retriever">Foto: arquivo pessoal
Com a esposa e os filhos
Para a filha Mônica, outra característica marcante de Arcimar era a generosidade:
- Ele tinha uma grande capacidade de fazer amigos, de agregar pessoas. Era muito carinhoso conosco.
Para Rogério, o pai foi referência de ser humano e lhe deixou muito orgulho.
Maria Alice recorda o carinho com que era tratada pelo sogro. Ele se referia a ela como a "nora preferida". Os genros Carlos Alberto e Marcelo se divertiam com as brincadeiras de Arcimar.
Para Maria Laura, fica a saudade de um avô que lhe passou diversos ensinamentos, os quais irá guardar para sempre.
Arcimar de Matos Leal morreu em 8 de junho de 2019. A família preferiu não divulgar a causa do falecimento. Ele foi cremado no dia seguinte, no Crematório Dom José, em Santa Rosa.
Falecimentos em Santa Maria e região
Funerária Cauzzo
5/8
- Vitor Hugo Trevisan, aos 64 anos, sepultado no Cemitério Santa Rita
7/8
- Maria Fabricio da Rocha, aos 95 anos, cremada no Crematório de São Leopoldo
9/8
- Vera Lucia Mendes Portes, aos 57 anos, sepultado no Cemitério Ecumênico Municipal