Fotos: Arquivo pessoal
Maria Aparecida Dalla Lana, 72 anos, nasceu no Rio de Janeiro em 17 de abril de 1946. Carioca da gema, ela conheceu o marido Leocir José Dalla Lana, 78, na Cidade Maravilhosa. Do casamento, nasceram dois filhos, Marcelo Dalla Lana, 46, oficial da Marinha, e Luciana Dalla Lana, 43, advogada. Maria foi avó de três netos: Alice, Beatriz e Bernardo.
Maria Aparecida e Leocir se conheceram em maio de 1967. Casados desde fevereiro de 1971, eles já moraram em diversas regiões do país, já que Loecir era militar. Entre tantas mudanças, eles viveram na capital paraense Belém, e pelas cidades gaúchas Santo Ângelo e Santa Cruz do Sul. A partir de 1996, eles se estabeleceram em Santa Maria.
Segundo o marido, Maria Aparecida era detalhista e gostava de realizar as atividades com perfeição:
- Ela era bastante expansiva e tinha facilidade de se relacionar. Além disso, Maria gostava de providenciar tudo o que a gente precisasse.
A dona de casa deixou muitos amigos por onde passou. Como lazer, Maria participava de um grupo de hidroginástica e de bingos, programa que gostava de fazer com as amigas mais próximas.
- Ela deixou um vazio entre nós. Vai demorar até nos acostumarmos com essa ausência. A saudade é muito grande. Para todo o lado que olho, tem uma lembrança dos tantos momentos que passamos juntas - relata Dinaura Thomaz Comell, 65, vizinha e amiga próxima de Maria Aparecida.
De acordo com Luciana, Maria deixou importantes lições à família.
- A mãe nos ensinou a ter amor e respeito por todo mundo e a cuidar do próximo. Ela também foi uma avó exemplar - emociona-se a filha.
Maria Aparecida Dalla Lana faleceu em 8 de fevereiro e foi cremada no Crematório Metropolitano de Porto Alegre. A urna com as cinzas da dona de casa será levada para o Rio de Janeiro, conforme a vontade dela.