obituário

Morreu a costureira Jussara Christo da Silva

Fotos: Arquivo Pessoal


A maior alegria da vida da santa mariense Jussara Christo a Silva, 66 anos, era ver os dois netos, Matheus, 8, e Thiago Nogueira da Silva, 3, correndo e brincando pelo pátio de casa. A idosa encontrou nos pequenos a maior motivação para lutar contra um câncer de mama. Conhecida por familiares e amigos como Dona Jussara, ela era casada com Paulo Airton Pates da Silva, 64, há 39 anos e, com ele, teve seu único filho, Gustavo Christo da Silva, 37. O grande sonho dela era de ver os meninos formados e construindo famílias. 

- Mas os problemas de saúde da mãe não a deixaram acompanhar o crescimento dos meus filhos, infelizmente - emociona-se Gustavo.

Jussara fez um curso de corte e costura e atuou como costureira por muitos anos em Santa Maria. A idosa trabalhou nas lojas Rui Ramos, Triunfal e na Casa Rosa. Ela adorava o trabalho e o fazia com tanto carinho que foi convidada pelo proprietário das Lojas Paraíso Infantil para administrar e gerenciar, junto com o marido, o Apart Hotel Paraíso, localizado no centro da cidade.

Jussara era muito apaixonada pela profissão, já que adorava poder trabalhar diretamente com pessoas. Além do hotel, o casal também cuidava do Oratório Sagrada Família, uma pequena capela que fica junto ao hotel.

- A mãe era muito humana. Em todos os lugares onde trabalhou, sempre fez tudo com todo o carinho do mundo, sempre tratou todos a que estavam por perto com muita dedicação, e isso remetia a todo o amor que ela sentia por aquilo que costumava fazer - diz Gustavo.

Um dos grandes desejos de Jussara era o de voltar a viajar para praias de Santa Catarina, mais especificamente, para Florianópolis, já que, segundo o que ela costumava dizer para a família, era um dos lugares mais lindos e encantados que conheceu.

Muito guerreira e batalhadora, Jussara não dispensava uma mesa bem farta para receber as pessoas. Muito ativa, a idosa não se deixava abalar por qualquer situação.

- Ela era muito determinada, intensa, uma mulher forte que vivia com garra, energia e que estava sempre disposta. Não tenho nem palavras para descrever quem foi a Jussara - diz a sobrinha e professora Rubia Luciani Silva, 48 anos.

Colorada de coração, Jussara até acompanhava alguns lances do time, mas não tinha muito apego pelo esporte. O maior legado que a costureira aposentada deixou foi a preservação, acima de tudo, da união em família, do respeito mútuo entre o casal e da educação como base formadora do ser. O grande ensinamento que ela deixa para as pessoas que conviveram com ela foi o amor pelos que estão próximos porque, para ela, esse amor era o caminho para a felicidade plena.

Jussara ficou internada por cinco dias no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), mas não resistiu e morreu em 8 de maio, em decorrência de um acidente vascular cerebral hemorrágico. Ela foi sepultada no dia seguinte, no Cemitério São José, em Santa Maria.

Morreu dona de casa Nair Umdetermack de Vasconcellos

OUTROS FALECIMENTOS EM SANTA MARIA E REGIÃO 

Funerária Cauzzo

29/04
Arminda Rosa Coradini, aos 91 anos, foi sepulta no Cemitério Santa Rita, em Santa Maria 

30/04
Antonio Silvino dos Santos, aos 70 anos, foi sepultado no Cemitério São José, em Santa Maria 

01/05
Izaltina Lemos da Costa, aos 79 anos, foi sepultada no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria 

02/05
Valentina Lopes Carvalho, aos 74 anos, foi sepultada no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria
Jovelina Flores da Silva, aos 83 anos, foi sepultada no Cemitério de Dorasnal, em Santa Maria 

04/05
Antonio Augusto Barcellos, aos 93 anos, foi sepultado no Cemitério Metropolitano, em Porto Alegre
Francisca dos Santos Pereira, aos 93 anos, foi cremada no Crematório Dom José, em Santa Rosa
Neli Ilha de Almeida, aos 71 anos, foi sepultada no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria 

As informações sobre falecimentos podem ser enviadas para [email protected] ou pelo telefone (55) 3213-7122

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Morreu dona de casa Nair Umdetermack de Vasconcellos Anterior

Morreu dona de casa Nair Umdetermack de Vasconcellos

Morreu auxiliar de limpeza Izaltina Lemos da Costa Próximo

Morreu auxiliar de limpeza Izaltina Lemos da Costa