obituário

Morreu dona de casa Nair Umdetermack de Vasconcellos

Fotos: Arquivo Pessoal


Conhecida pelo jeito calmo e tranquilo de resolver as coisas, Nair Umdetermack de Vasconcellos, 90 anos, não media esforços para estar junto à família. Por mais de 50 anos, foi casada com Adão Natel Vasconcellos, falecido há 22 anos. Ele era militar e, em razão de suas transferências a trabalho, o casal acabou morando em cidades como Uruguaiana, São Leopoldo, Rio de Janeiro e, por fim, retornou a Santa Maria, com os filhos Edith, 70, José, 68, e Antenor, 67.

Muito amorosa e carinhosa, Nair adorava ficar ao redor dos cinco netos e dos dois bisnetos, que a visitavam com frequência. Recentemente, a idosa morava sozinha, mas contava com o auxílio e a presença constante das cuidadoras Angelina, Ivonete e Sonia, que não a deixavam sozinha. Elas ajudavam a idosa com o serviço da casa e a levavam para dar caminhadas pelo pátio de casa.

- Quando a gente não ia, ela nos cobrava que fossemos, nem que fosse para ela ver um pouco o pátio e admirar a paisagem. Eu já conhecia dona Nair há 20 anos, desde que trabalhei cuidando de outras senhoras em um condômino onde ela residia. Quando a família precisou dos meus serviços, eu prontamente fui atender. A Nair era uma flor de pessoa, muito simpática, de bem com a vida e de personalidade muito forte. Não podia faltar uma alimentação balanceada, além de arroz com leite, canjica e mingau. A Nair adorava! Fiquei com ela por dois anos e três meses e me apeguei demais - diz a cuidadora Angelina Marques da Silveira, 54 anos.

Apaixonada por doces, a idosa também não dispensava uma torta de bolacha, um doce de abobora ou um pudim. Ela também gostava muito de cozinhar e, conforme a família, vivia inventando pratos novos para servir às pessoas que amava.

- As especialidades dela na cozinha eram pratos de tivessem o frango como base. Galinhada, arroz de galinha, galinha escabelada, tudo era feito om muito amor e dedicação - lembra, com carinho, a nora Gisa Nara Rodrigues de Vasconcellos, 59 anos.

Criada na localidade de Passo da Ferreira, Nair tinha paixão pela vida campeira. Ela viveu no local até se casar e, depois, acabou se mudando com o marido.

A idosa adorava receber visitas e, de acordo com a família, era uma pessoa muito hospitaleira. Muito minuciosa e cuidadosa com todos, ela se preocupava diariamente em saber se os filhos estavam bem e se precisavam de ajuda monetária ou de qualquer outro tipo.

Ainda de acordo com os familiares, Nair ainda tinha disposição para fazer comida para esperar a visita dos filhos e costumava ir, uma vez por semana, à Catedral Metropolitana. Além disso, era uma pessoa muito solidária e gostava muito de ajudar a quem precisasse.

Para a família, Nair deixa o ensinamento de honestidade, integridade, da importância de não dever para ninguém e ser sempre muito justa e pontual.

Ela ficou internada por duas semanas no Hospital da Guarnição, em Santa Maria, lutando pela vida, mas acabou não resistindo e faleceu em decorrência de falência de múltiplos órgãos. A idosa morreu em 8 de maio e foi sepultada no mesmo dia, no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria.

Morreu a costureira Jussara Christo da Silva

OUTROS FALECIMENTOS EM SANTA MARIA E REGIÃO

Funerária Cauzzo

29/04
Arminda Rosa Coradini, aos 91 anos, foi sepulta no Cemitério Santa Rita, em Santa Maria

30/04
Antonio Silvino dos Santos, aos 70 anos, foi sepultado no Cemitério São José, em Santa Maria

01/05
Izaltina Lemos da Costa, aos 79 anos, foi sepultada no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria

02/05
Valentina Lopes Carvalho, aos 74 anos, foi sepultada no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria
Jovelina Flores da Silva, aos 83 anos, foi sepultada no Cemitério de Dorasnal, em Santa Maria

04/05
Antonio Augusto Barcellos, aos 93 anos, foi sepultado no Cemitério Metropolitano, em Porto Alegre
Francisca dos Santos Pereira, aos 93 anos, foi cremada no Crematório Dom José, em Santa Rosa
Neli Ilha de Almeida, aos 71 anos, foi sepultada no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria

As informações sobre falecimentos podem ser enviadas para natalia.zuliani@diariosm.com.br ou pelo telefone (55) 3213-7122

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Morreu o representante comercial Valnir Rezende Flores Anterior

Morreu o representante comercial Valnir Rezende Flores

Morreu a costureira Jussara Christo da Silva Próximo

Morreu a costureira Jussara Christo da Silva