Há seis meses Santa Maria tem um aplicativo oficial para auxiliar os usuários dos transportes coletivo e seletivo, o Urmob.City, disponível para sistemas iOS e Android. Em 17 de outubro do ano passado, o app foi lançado e ofertava os horários e itinerários apenas das linhas que vão até a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Agora, conforme o diretor executivo da i3 Tecnologia, Cristiano Silveira, são cerca de 80 linhas disponíveis no aplicativo e 9.665 pessoas cadastradas no Urmob.
O app foi solicitado à empresa i3 Tecnologia pela Associação dos Transportadores Urbanos (ATU), cumprindo uma exigência da prefeitura, e é considerado oficial, pois está conectado diretamente ao site do Sistema Integrado Municipal (SIM), que disponibiliza os horários das linhas. O diferencial do Urmob é mostrar aos usuários o caminho que o veículo faz em tempo real e dar uma estimativa de chegada ao ponto de ônibus selecionado.
O app foi solicitado à empresa i3 Tecnologia pela Associação dos Transportadores Urbanos (ATU), cumprindo uma exigência da prefeitura, e é considerado oficial, pois está conectado diretamente ao site do Sistema Integrado Municipal (SIM), que disponibiliza os horários das linhas. O diferencial do Urmob é mostrar aos usuários o caminho que o veículo faz em tempo real e dar uma estimativa de chegada ao ponto de ônibus selecionado.
Decisão do reitor: cortar na carne
O diretor da i3 diz que a empresa está em processo de conclusão de mapeamento das linhas e de rastreamento da frota. Silveira explica que a i3 criou um cronograma de inclusão de mais linhas toda segunda-feira. Hoje, devem ficar disponíveis: Chácara das Flores e Vila Oliveira.
Para mais informações sobre o Urmob, acesse o Facebook, o Instagram, ou o site do app. Na lojas de aplicativos, os usuários avaliaram o Urmob. A equipe técnica responde a todos os comentários. Veja alguns:
"O aplicativo é bom, bem pensado e planejado, porém às vezes ele para de funcionar e não acha a minha localização. E somem os horários dos ônibus que já saíram, então, não sabemos quanto tempo falta para o ônibus chegar na parada desejada. Se arrumar esses dois detalhes, não tem o que reclamar deste aplicativo", Kauane Loureiro.