Foto: HCJ - IRDESI / Divulgação
Hospital foi construído na década de 1940 e sofre com infiltrações
O governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (SES), destinou R$ 765.530,88 ao Hospital de Caridade de Jaguari (HCJ). A portaria foi assinada na quarta-feira (3) pela secretária Arita Bergmann. O recurso permitirá a reforma do telhado e do forro da instituição, construída na década de 1940 e que sofre com infiltrações devido a danos causados por ventanias, chuvas e granizo.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
– Essa obra é importante para a segurança da equipe e dos pacientes do hospital – destacou a secretária, ao elogiar também os serviços prestados pelo HCJ, especialmente na unidade de cuidados prolongados, referência no Estado.
O valor havia sido anunciado em 15 de agosto pelo vice-governador Gabriel Souza, em visita ao município. O ato de assinatura contou com representantes da Prefeitura de Jaguari, do HCJ e do Instituto Riograndense de Desenvolvimento Social Integrado (Irdesi), entidade mantenedora.

O hospital conta com 52 leitos de internação, sendo 25 voltados a cuidados prolongados, atendendo pacientes de 33 municípios da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), com sede em Santa Maria. Também oferece pronto-socorro 24 horas, internações, cirurgias, exames de imagem e consultas em telemedicina na área de psiquiatria.
Além do HCJ, Jaguari já havia recebido investimentos em atenção primária neste ano. Em maio, a SES entregou a reforma da Estratégia de Saúde da Família Rivera, com R$ 176,5 mil do programa Avançar Mais na Saúde.
– Sempre tivemos as portas abertas na SES e em todo o governo do Estado, que tem sido parceiro na busca de soluções para Jaguari e para os municípios – afirmou o prefeito Igor Tambara, ao projetar a ampliação dos serviços oferecidos pelo hospital.
*Com informações de Secretária de Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul