cidadania

Voluntário de igreja encabeça ações sociais no Bairro Maringá

Fotos: Charles Guerra (Diário)
Anderson Xarão Prates, 26 anos, trabalha para ajudar a comunidade em que vive, na Vila Maringá, desde 2011

Em 2011, quando chegou em Santa Maria, vindo de Rosário do Sul, o vendedor interno Anderson Xarão Prates, 26 anos, lutava por causas sociais na Igreja do Evangelho Quadrangular. Hoje, casado e pai de um menino, Anderson encabeça o Projeto Impactando Vidas, também ligado à igreja onde conta com a ajuda de amigos, que, para ele, são como irmãos. Além disso, ele é responsável pela promoção de sopões solidários e de algumas das células da igreja (grupo de estudos avançado sobre a Bíblia) e orienta os membros mais jovens da comunidade a ficar longe das drogas.

- Eu já ia para a igreja desde pequeno, mas trabalhar socialmente, mesmo, só quando cheguei em Santa Maria. As pessoas precisam ter amor para poder ajudar os outros, independentemente das diferenças - conta.

Aos 76 anos, voluntária ajuda na administração e comanda brechó de instituição solidária

Os esforços de Anderson culminaram, em 14 de julho, com a organização do 1º Impactando Vidas, atividade social e comunitária que foi realizada em frente à igreja, no Bairro Maringá. Neste dia, o vendedor interno pôde realizar um sonho e levar serviços gratuitos de verificação de pressão arterial, testes de glicose, cortes de cabelo, esmaltação e atendimento jurídico, tudo de graça, para a comunidade local. Para poder tornar o projeto possível, ele foi atrás de patrocinadores e pessoas dispostas a colaborar com as atividades. Seja nas arrecadações de comida, nos sopões ou em projetos planejados a longo prazo, Anderson reconhece que não teria como fazer sozinho o que faz. Para ele, o apoio dos amigos é fundamental. Ele destaca a importância da pessoa que o acolheu desde que chegou na cidade, o pastor Vantuil Almeida da Silva, que, para ele, é como um pai. Nesta trajetória, ele diz ter aprendido que a verdadeira forma de solidariedade passa pelo carinho com quem está perto;

- Sem o próximo, não somos ninguém. O importante é ajudar a todos. As pessoas merecem amor, independentemente da classe social, da cor, ou das falhas que cometeram. Todos merecem ser acolhidos - opina.

Professora dedica seu tempo para ajudar a comunidade

Após o sucesso do 1º Impactando Vidas, o vendedor já projeta a segunda edição, prevista para outubro. Além disso, a comunidade em que ele atua pretende organizar uma grande festa para as crianças, ainda sem data definida e na expectativa de contar com apoiadores. Para quem desejar ajudar Anderson, é possível deixar brinquedos, doces, roupas, calçados infantis e alimentos não perecíveis na Igreja do Evangelho Quadrangular (Estrada Eduardo Duarte, 2.055, Bairro Maringá). A forma de entrega e os horários podem ser combinados pelos telefones (55) 99212-5898, 3212-4488, 99139-3678 e 99102-3318.

AMIGOS E IRMÃOS

As ações do rosariense radicado em Santa Maria o tornaram conhecido no Bairro Maringá. A manicure Valquíria Pinto Machado, 42 anos, sempre que pode, faz o possível para ajudar nos serviços de estética oferecidos pela congregação.

- O trabalho dele é muito legal. Esse tipo de coisa faz falta isso em nossa comunidade, e o gestos dele cativam as pessoas - comenta a manicure.

Ex-morador de rua encabeça projetos sociais para ajudar população

A floriculturista Carmen Teresina Pereira Ignacio Cabral, 51 anos, acompanhou de perto o desenvolvimento do Impactando Vidas. Para ela, a inabalável determinação do amigo foi um dos principais motivos do sucesso do evento.

- Se ele tiver o apoio de que precisa, tenho certeza que grandes coisas poderão ser feitas. Agradeço a Deus por tê-lo colocado em nossas vidas - elogia.

Entre os colegas do voluntário, poucas pessoas o conhecem tanto como o auxiliar de segurança patrimonial Evandro Dutra da Silveira, 22 anos. Ele diz que, "em um mundo onde a maior parte das pessoas não olha para o lado", ter conhecido o vendedor foi, de fato, uma bênção.

- Anderson é um cara diferenciado, pois tem o coração do tamanho do mundo. Desde que o conheço, só tenho visto ele praticar o bem. Tenho certeza de que é um cara simplesmente espetacular. Se não tivéssemos ele à frente do projeto Impactando Vidas, talvez não tivéssemos tanto sucesso. É dinâmico, compreende as pessoas e sabe desenvolver planos em equipe. Com ele, não tem tempo ruim - reconhece o amigo .

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

80 vagas de empregos e estágios para terça-feira Anterior

80 vagas de empregos e estágios para terça-feira

Mãe e filho mortos em acidente na BR-158 serão enterrados em Tupanciretã Próximo

Mãe e filho mortos em acidente na BR-158 serão enterrados em Tupanciretã

Geral