dados

VÍDEO: UFSM assina convênio de cooperação com IBGE para realização do Censo 2022

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)
José Renato Braga de Almeida, chefe da Unidade Estadual do Rio Grande do Sul do IBGE (à esq.), e a vice-reitora da UFSM, Martha Adaime assinaram o contrato de cooperação

Em acordo formal firmado na tarde desta quarta-feira, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) assinou um contrato de cooperação técnica com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A universidade vai ceder salas no Espaço de Ações Comunitárias e Empreendedoras (Prédio da Antiga Reitoria) para instalação de quatro postos de coleta do Censo Demográfico, que será realizado este ano pelo IBGE, e o treinamento dos recenseadores. O acordo prevê a estadia do instituto no prédio durante cinco anos, podendo ser renovado por mais cinco. De maneira geral, o IBGE não tem endereço próprio, assim, na maioria das cidades, o instituto loca imóveis para poder ter uma sede.


Na ocasião, a vice-reitora da UFSM, Martha Adaime, e o chefe da Unidade Estadual do Rio Grande do Sul do IBGE, José Renato Braga de Almeida, estiveram reunidos com representantes da Pró-reitoria de Extensão (PRE) da UFSM durante a assinatura do termo, no gabinete do reitor, no campus sede da universidade. 

Conforme o chefe do IBGE no Estado, serão necessários 12 mil recenseadores no Rio Grande do Sul. Cerca de 500 serão direcionados para Santa Maria. Ele comenta a parceria com a UFSM:

- É uma parceria fundamental e inédita, visto que é a primeira vez que o IBGE firma acordo com alguma universidade federal. Com a parceria poderemos compartilhar um espaço tradicional da cidade e poderemos realizar um plano de trabalho com diversas atividades voltadas à sociedade - diz Almeida.

Eduardo Leite estará nesta quinta em Santa Maria para um dos últimos atos como governador

Do ponto de vista da universidade, informações estatísticas e geocientíficas serão úteis para ensino, pesquisa e extensão.

- Essas parcerias começam com uma pequena provocação de algum dos órgãos, e depois toma corpo e volume, de necessidades de ambas partes, até chegar nesse convênio. Além dos dados censitários disponíveis para nossos alunos, muitos outros projetos poderão vir, seja na área de informática e geografia - afirma a vice-reitora.

Momentos antes da assinatura do acordo, a coordenadora de desenvolvimento regional e cidadania da PRE, Jaciele Sell, falou sobre como a parceria seria benéfica para a universidade conhecer o que há fora do campus e conhecer a realidade.

Conforme anunciado pelo IBGE, o Censo deste ano deve começar em primeiro de agosto.

*Gabriel Marques

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Eduardo Leite estará nesta quinta em Santa Maria para um dos últimos atos como governador Anterior

Eduardo Leite estará nesta quinta em Santa Maria para um dos últimos atos como governador

Próximo

Castramóvel começa a funcionar em Santa Maria

Geral