pandemia

VÍDEO: tarde de sexta-feira tem movimento intenso nas áreas centrais da cidade

18.398

style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Pedro Piegas (Diário)
Calçadão de Santa Maria por volta de 14h30min desta sexta-feira

Após a retomada da bandeira laranja no modelo de distanciamento controlado do governo estadual e da adoção de novas medidas restritivas por parte da prefeitura, ainda na terça-feira, a rotina santa-mariense passou por mais uma alteração. Entre as medidas, está a permissão de funcionamento do comércio não essencial apenas para o turno da tarde, entre meio-dia e 18h de segunda a sexta-feira, enquanto aos sábados, o horário é das 8h às 14h. Desde então, existe uma clara distinção do movimento nas áreas centrais da cidade entre a manhã e a tarde. As medidas restritivas buscam evitar a propagação do coronavírus no município, que vitimou, até a sexta-feira, 14 pessoas na cidade.


Durante a manhã, mesmo sem a abertura do comércio não essencial, as pessoas seguem circulando pelas áreas centrais. No Calçadão, por volta de 9h15min, 20 pessoas passavam por minuto nas proximidades da esquina com a Rua Dr. Bozano. Nos bancos, o movimento é constante. Também é possível observar que várias pessoas carregam sacolas de supermercado nas mãos - os mercados, considerados serviços essenciais, podem abrir durante as manhãs. O trânsito de veículos nas ruas é constante, mas sem congestionamentos ou grande tempo de espera nos cruzamentos.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Calçadão às 9h30min de sexta-feira

Com a pandemia e também grande parte das vitrines fechadas, a maioria das pessoas circulava apressadamente, sem se deter. Com isso, um relativo silêncio, mais intenso que o habitual antes da pandemia, era percebido, principalmente, na Praça Saldanha Marinho, onde era possível ouvir o canto de alguns pássaros. No Calçadão, esse mesmo silêncio era cortado pelo barulho de uma obra no térreo de um dos prédios, onde existia uma loja. A obra ocupou mais da metade da largura da via.

Já durante a tarde, o cenário é outro. Na Avenida Rio Branco, por volta de 14h15min, as vagas de estacionamento livres eram raras. O transporte público também cresceu em movimento. No Paradão da Avenida, mais de 40 pessoas aguardavam pelo ônibus. Nas sinaleiras, a fila de carros formada a cada sinal vermelho é maior que pela manhã, e é possível observar uma aglomeração de pedestres esperando pelo sinal fechar para atravessar a faixa. No Calçadão, o aumento do movimento é ainda mais visível. No mesmo ponto da contagem da manhã, 50 pessoas passavam, em média, por minuto, às 14h30min, pelo local, mais que o dobro de antes do meio-dia.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Pedro Piegas (Diário)
Cerca de 50 pessoas por minuto passavam pelo Calçadão na tarde de sexta-feira

O silêncio da manhã nas proximidades da Praça Saldanha Marinho deu lugar ao som de conversação, de uma caixa de som portátil com música levada por um grupo de jovens e de artistas de rua que se apresentavam no local. Vendedores de rua, que não estavam ali pela manhã, também apareceram durante a tarde. Na praça, diversas pessoas ocupavam os murinhos para sentar e repousar.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Pedro Piegas (Diário)
Paradão da Avenida Rio Branco às 14h15min

Na Rua do Acampamento, a circulação de pedestres também era intensa. Equipes de fiscalização da prefeitura circulavam, juntamente com de agentes da Guarda Municipal, pelos pontos de maior circulação.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Trânsito na Rua do Acampamento durante a manhã

NOTIFICAÇÕES
Oito salões de beleza foram notificados pela prefeitura entre quinta e a madrugada de sexta-feira por operar sem alvará. Um deles, ainda, foi notificado por gerar aglomerações. Ao todo 18 estabelecimentos foram notificados. Outros seis estabelecimentos comerciais foram fiscalizados: um centro de umbanda, um bar, duas lancherias, uma padaria e uma distribuidora de bebidas. Todos receberam orientações quanto ao cumprimento das novas regras de segurança em meio à pandemia de Covid-19.

Denúncias podem ser feitas à Guarda Municipal pelos números 153, (55) 99217-8122, 99167-4728 e 99167-8452 (os celulares, somente via WhatsApp). A Superintendência da Guarda Municipal enfatiza que esses números são exclusivos para o registro de denúncias.

*colaborou Felipe Backes

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Ciclistas fazem drive-thru solidário em Santa Maria neste sábado Anterior

Ciclistas fazem drive-thru solidário em Santa Maria neste sábado

Próximo

Nesta semana, atualização de bandeiras ainda será feita no sábado

Geral