VÍDEO: tango santa-mariense é premiado na França

Diário

VÍDEO: tango santa-mariense é premiado na França
Foto: Pedro Piegas (Diário)

Não é raro que alguma produção cultural santa-mariense ganhe destaque pelo mundo. A última boa notícia é que uma música composta aqui, por um egresso do curso de música da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), ficou em segundo lugar em um dos mais conceituados concursos de acordeon do mundo, o Trophée Mondial de L’Accordéon, que já teve 70 edições, normalmente realizadas na França, e que, neste ano, foi realizado via internet, em função da pandemia. A canção Tango pour Carla, composta por Fernando Ávila, foi interpretada por um jovem talento polonês.

   O MUNDIAL 

A canção do gênero tango foi interpretada pelo polonês Nikodem Sobek, 18 anos.– Desde o começo da composição, fui mostrando ideias para o Nikodem e ele me incentivou a continuar compondo, pois gostaria de tocar minha música. Conheci Nikodem durante uma semana de estudos, na Bélgica, em 2018, no Conservatório Real de Mons, onde estávamos tendo aulas com seis professores de acordeon da Europa. Fomos colegas e, então, surgiu a amizade. 

VÍDEO: Músico santa-mariense, Rô, colabora com o Multishow

Fernando conta que Tango pour Carla surgiu em janeiro de 2020 e sua conclusão se deu ao final de março, no início da pandemia. Composta originalmente para acordeon e violino, é dedicada a uma ex-namorada. As referências e inspirações não pararam por aí, a música é cheia de citações à obra de Astor Piazzolla, o compositor argentino que, em 2021, completará 100 anos de nascimento, tendo ele falecido em 1992. 

CARREIRA 

Fernando Ávila, 27 anos, é de São Leopoldo, professor e compositor, bacharel em música com habilitação em música popular pela UFRGS e licenciando em música pela UFSM. Em 2017, lançou o CD A Lua de Santiago, que foi indicado ao Prêmio Açorianos de Música 2019, na categoria Revelação do Ano. Atuou como solista convidado junto à Orquestra de Câmara da Unisc, Orquestra Sinfônica de Santa Maria, Quinteto Versatilis e Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo. Fernando é professor de acordeon da Musiartes e atua em projetos como o Acordeon Café e o Accordéon et Vin, em parceria com o restaurante e café Viccino.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Prefeitura pede que população utilize os serviços online para pagar o IPTU Anterior

Prefeitura pede que população utilize os serviços online para pagar o IPTU

Rio Grande do Sul tem mais 85 óbitos associados à Covid-19 Próximo

Rio Grande do Sul tem mais 85 óbitos associados à Covid-19

Geral