puxa mais uma manguinha

VÍDEO: Santa Maria bate recorde de frio em 2020 pelo segundo dia seguido

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: Gabriel Haesbaert (Diário)

Santa Maria bateu o recorde de frio em 2020 mais uma vez. Na quinta, a temperatura mais baixa do ano já havia sido registrada, com 4,6ºC. Porém, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicou 4,3ºC nesta sexta-feira às 7h. A equipe do Diário percorreu áreas rurais do município, mas não registrou geada. Entretanto, houve a formação de neblina em áreas mais baixas. Além do frio, a umidade também tomou conta nas primeiras horas do dia.


Às margens da BR-287, no Distrito da Boca do Monte, o cenário era típico de um dia gelado: nenhuma movimentação além do gado que pastava nos campos ao lado do asfalto. Com a umidade e a neblina, o sol que nascia no horizonte por volta de 7h gerou belas paisagens pela manhã (veja abaixo).

Outro fato curioso: enquanto o sol nascia de um lado, a lua ainda era visível no céu, no lado oposto (veja abaixo).

style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Lua estendeu sua presença no céu por mais tempo nesta sexta

No centro de Santa Maria, o movimento também era tranquilo nas primeiras horas do dia. A técnica em Enfermagem Carla Ramos, de 49 anos, aguardava o ônibus no Paradão da Rio Branco por volta de 8h30min. Ela utiliza o transporte público todas as manhãs e está acostumada com as baixas temperaturas, apesar de preferir o calor.

- Minha rotina nem muda tanto, não costumo tomar café. O que muda é a roupa, uso muito, me agasalho bem. Mas detesto o frio - relata.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
População saiu às ruas agasalhada

Já o aposentado Adão Pereira, de 60 anos, morador do Bairro Santa Marta, vai ao Centro apenas uma vez por mês. Em maio, escolheu logo o dia mais frio do ano até então para fazê-lo, mas não foi proposital:

- É o compromisso da gente. Tenho que pagar uma prestação e quero fazer umas compras. Se fosse só pelo frio eu não sairia de casa. Normalmente a gente dorme até 7h, depois levanta, toma um cafezinho, e sai só de tarde para caminhar, dar uma lagarteada - revela o aposentado.

Um termômetro na Avenida Hélvio Basso marcava 8°C por volta 8h.

TEMPERATURA
A madrugada começou com mínima de 6,8ºC na cidade, e a temperatura chegou a 4,9ºC ao amanhecer. Mesmo com o sol, o frio seguiu aumentando até a menor temperatura do ano. O dia, contudo, deve ser marcado por grande variação de temperatura já que a máxima prevista pela Somar Meteorologia é de 22ºC.

Soja bate cotação recorde de R$ 95, mas poucos agricultores vão se beneficiar

O final de semana será de sol. No sábado, a mínima segue abaixo dos 10ºC, mas a temperatura pode chegar a 26ºC no período da tarde. No domingo, o frio deixa de ser intenso: apenas 12ºC pela manhã e com chance de máxima de 27ºC à tarde.

Santa Maria deve ter um reencontro com a chuva na segunda-feira. A previsão da Somar é que a chuva da próxima semana dure mais tempo do que a registrada nessa semana, já que deve chover até a quarta. Nestes dias de chuva, a mínima não deve baixar de 14ºC.

PREVISÃO DE MÍNIMAS E MÁXIMAS

  • Sábado: 9ºC e 26ºC
  • Domingo: 12ºC e 27ºC
  • Segunda: 14ºC e 28ºC
  • Terça: 17ºC e 23ºC

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Perto do amanhecer, o orvalho ainda pingava entre galhos da vegetação no interior da cidade

Infectologistas não aconselham visitas às mães neste domingo

REGIÃO
Das cidades da região que têm monitoramento do Inmet, São Gabriel liderou no ranking das temperaturas mais baixas. Na Terra dos Marechais, a madrugada terminou com 4ºC - o que já seria a temperatura mais baixa -, e seguiu esfriando até os 3,3ºC por volta das 7h.

São Vicente do Sul e Tupanciretã registraram 4,4ºC e 4,7ºC às 6h, mas a temperatura das duas cidades já havia subido para 5,2ºC após o nascer do sol.

VÍDEO: como foi o primeiro dia de comércio com horário ampliado

Cruz Alta registrou o frio mais intenso na quinta, mas teve um tempo mais ameno nesta sexta. O dia amanheceu com 5,1ºC, e os termômetros já marcavam 6,2ºC às 7h. A mínima em Santiago foi de 6,1ºC.

Caçapava do Sul teve o frio mais ameno da região. A mínima foi de 8,2ºC, às 6h. Por volta das 8h, a cidade já registrava 11ºC.

*Colaboraram Felipe Backes e Leonardo Catto

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Dois caminhoneiros morrem em acidente em Caçapava do Sul

Próximo

Infectologistas aconselham evitar visitas às mães neste domingo

Geral