Os grandes acumulados observados nesta segunda-feira (16) causaram estragos e prejuízo em municípios da Região Central. Entre Itaara e Santa Maria, no km 316 da BR-158, um deslizamento de terra causou o bloqueio total da via. Conforme o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), uma avaliação preliminar da equipe técnica constatou que o terreno apresenta instabilidade.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Ainda no fim da noite de segunda era possível observar uma grande fila de veículos nas rodovias próximas ao acesso à BR-158. O fluxo na rodovia segue interditado até a terça-feira (17), quando será realizada uma nova avaliação.
Mata
A 85 km de Santa Maria, o município de Mata também foi impactado pela grande quantidade de chuva nesta segunda-feira (16). No início da tarde era possível observar pontos de alagamento em ruas da cidade. No vídeo disponibilizado pelo fotógrafo Alvaro Taschetto, é possível ver água invadindo estabelecimentos comerciais, além dos carros também estarem com dificuldades para transitar.
Toropi
Próximo ao município de Mata, Toropi também apresentou alagamentos por conta da chuva. Em vídeos divulgados nas redes sociais, é possível observar que a água tomava conta da Avenida Emancipação. Um animal de grande porte, de alguma propriedade rural do município, aparece morto em meio à enchente.
- VÍDEO: cidade da região registra alagamentos em ruas por conta da grande quantidade de chuva
- Trânsito será interrompido para veículos na Ponte das Tunas, em Restinga Sêca, a partir desta terça
- VÍDEO: mais de 900 raios são registrados em Santa Maria nesta segunda-feira
Santa Maria
Até às 19h15min desta segunda-feira, Santa Maria registrou em média 77 mm de chuva. O dia, que já começou instável e com registros de granizo em alguns pontos da cidade, seguiu a tendência prevista para o tempo. O dia não foi dos mais fáceis de encarar, e se soma a isso a ocorrência de quedas de luz em alguns pontos da cidade. Foram interrupções curtas do abastecimento de energia elétrica em pelo menos dois momentos distintos, no começo da noite desta segunda, conforme nos relataram leitores.