Futuro

VÍDEO: projeto de revitalização da Gare avança mais uma etapa com estudos técnicos em Santa Maria

18.459

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Foto: Marcelo Oliveira (Especial)

O projeto de revitalização da Gare da Viação Férrea está saindo aos poucos do papel em 2022. Na manhã desta terça-feira, teve inicio mais uma etapa referente aos estudos técnicos necessários para as obras do espaço, que faz parte do Distrito Criativo do município. O levantamento de dados é de responsabilidade da empresa Cristiane Leticia Arquitetura Ltda, de Itaara, que venceu a licitação em novembro de 2021. Segundo a arquiteta Cristiane Leticia Oppermann Thies, o processo precisa ser feito de forma cuidadosa, uma vez que a edificação da Gare se encontra tombada a níveis municipal e estadual, além de valorada a nível federal. Apesar de detalhada, a conclusão da etapa está prevista para abril. 


Contando com o restaurador Markus Wilimzig, de Novo Hamburgo, e outros profissionais, a arquiteta explica que o trabalho irá resultar em desenhos técnicos, assim como em relatórios que servirão como diretrizes para a restauração da edificação  As imagens dos prédios históricos geradas nesta etapa também devem contribuir para a elaboração de um mapa em três dimensões. A Gare está inserida no Sítio Ferroviário de Santa Maria, que é tombado em níveis federal, estadual e municipal.

-A primeira etapa que tivemos foi a de limpeza. Uma limpeza não de remoção dos entulhos, mas que nós pudêssemos chegar nos locais que precisávamos fazer esses levantamentos. Essa etapa já foi cumprida lá no inicio de dezembro. O Markus veio e fizemos a coleta de alguns materiais. Ele fez a análise em laboratório, que é a parte em que ele está trabalhando e, agora, estamos nessa segunda etapa, que é o levantamento interno. Depois, vai ser feito um levantamento com drones para ter imagens de alta resolução dessa região também - afirma Cristiane. 

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

FUTURO 

O vice-prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo, afirmou que a obra de revitalização da Gare deve começar ainda este ano: 

--O inicio das obras, eu tenho bastante convicção, de que começaremos em 2022. Porque, com esse trabalho da arquiteta Cristiane, temos 95% do material para licitar a obra. Precisaríamos de outro processo completar, como o PPCI, algum projeto de instalação elétrica, coisas que não demandariam muito tempo e que já estão sendo providenciadas de forma paralela a esse trabalho. 

Venda do Condomínio Galeria Rio Branco não recebe propostas e nova licitação será publicada

O vice-prefeito ainda explica que o valor do investimento, que será oriundo da recursos do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) 2 e da própria prefeitura, deve ser divulgado após a entrega dos relatórios. Mesmo sem a previsão de conclusão da obra, Decimo adianta que o próximo passo envolverá o futuro do espaço revitalizado, que deverá ser sede de projetos e/ou empreendimentos voltados a arte e ao lazer da comunidade santa-mariense.

- Eu comento em algumas conversas que obra física vai ser o mais fácil. O grande desafio que nos temos realmente é o de fazer, de forma planejada e consciente, a ocupação daquele espaço, para que ele se torne atraente tanto em seu uso na parte do dia, quanto na parte noturna - comenta o vice-prefeito, argumentando que o espaço poderá receber salas de exposição ou coworking, assim como restaurantes ou bares que resgatem a boemia que Santa Maria sempre teve. 

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Marcelo Oliveira (Especial)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Assinatura solidária: conheça o trabalho da associação Somos Pet

Próximo

Estado emite alerta para todas as regiões devido a aumentos na transmissão de Covid-19

Geral