criançada

VÍDEO: pandemia muda forma de festejar o Dia das Crianças

Natália Müller Poll

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Arquivo pessoal
Quando não dá para sair de casa, a pedagoga Lisandra Pithan sugere o Pote das Brincadeiras, em que dá para sortear uma atividade para fazer com o filho

O dia 12 de outubro celebra o Dia das Crianças desde 1924, quando o então presidente Arthur Bernardes oficializou a data, na intenção de refletir sobre questões educacionais, alimentares e de desenvolvimento dos pequenos. Com o tempo, a data passou a configurar um calendário comercial rentável para lojas de brinquedos e shoppings.

- Para os lojistas, essa é uma das datas de mais movimento, porque envolve famílias inteiras comprando, já que as crianças, sozinhas não saem para consumir - explica Marli Rigo, presidente da CDL Santa Maria.


Além dos impactos econômicos, a pandemia também trouxe muitos reflexos nas rotinas familiares. Os horários restritos de funcionamento do comércio e o distanciamento e isolamento social levaram as pessoas a consumir menos e trabalhar mais a criatividade para distrair as crianças, já que o ano letivo presencial permanece suspenso.

EM CASA
Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos pais, nesses tempos, é lidar com a saudade que os filhos sentem do ambiente escolar e do convívio diário com colegas.   

A pedagoga Lisandra Pithan driblou isso ao dedicar seu tempo livre, durante a pandemia, para compartilhar atividades lúdicas e educativas em sua página no Instagram. A intenção é auxiliar pais e famílias a terem momentos divertidos e de qualidade, sem precisar sair de casa.

Jornada Acadêmica virtual da UFSM tem mais de 4 mil trabalhos inscritos

Mãe de Arthur, 3 anos, ela aplica as próprias dicas e garante que brincadeiras caseiras podem ser produtivas e divertidas:

- Essas atividades são importantes para fortalecer o vínculo com a família e entreter as crianças, que ficando entediadas.

Para este feriadão, Lisandra sugere a atividade chamada "Pote da Brincadeira" (na foto acima).

- Decorei um pote de sorvete e coloquei dentro dele as brincadeiras que o Arthur mais gosta. Todos os dias, sorteamos uma brincadeira diferente e a diversão está garantida. Os objetivos são resgatar e desenvolver o vínculo familiar de forma dinâmica e sem repetições - explica a mãe.

Região de Santa Maria volta para bandeira laranja, aponta mapa preliminar

Essas e outras brincadeiras estão disponíveis na página do Instagram da pedagoga pelo endereço instagram.com/prof.lisandrapithan.

ELES DESEJAM REVER OS AMIGOS E PROFESSORES
O Diário convidou seis crianças para contar como elas gostariam de passar o dia que é destinado ao público infantil e quais os seus desejos para os próximos tempos. Em especial, todas declararam sentir saudades dos amigos, da escola e, principalmente, das reuniões em família e das festas (veja mais no vídeo). 

Animal do Período Triássico é descoberto em Agudo

Isabela Krusche Fronza tem 8 anos, ama andar de bicicleta e sente saudades da escola e dos colegas. Para suprir essa falta, a mãe Fernanda Krusche, 32 anos, faz valer o tempo em família.

- Nosso Dia das Crianças vai ser em casa com a prima Antônia. Elas terão uma tarde de brincadeiras, jogos e filmes - conta a mãe.

Estevan, de 5 anos, sonha em ser jornalista. Ele tem esperanças e já faz planos para um futuro que ele considera próximo. 

- Quando a Covid acabar, eu vou fazer muita, muita festa. Vamos poder abraçar e dar beijinho. Eu desejo muito amor para todas as crianças, e uma vida melhor para aquelas que estão nas ruas - contou o menino, exibindo com orgulho seu desenho.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

VÍDEO: Vida Card se destaca pela gama de serviços oferecidos na área da saúde Anterior

VÍDEO: Vida Card se destaca pela gama de serviços oferecidos na área da saúde

Próximo

Ninguém acerta as seis dezenas e Mega-Sena vai a R$ 6,5 milhões

Geral