pioneiro

VÍDEO: Museu de Ufologia celebra 20 anos com investimentos e mais de 650 mil visitantes

18.357

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Pedro Piegas (Diário)

Entusiasta dos segredos do universo, há 20 anos, o historiador Hernán Mostajo decidiu colocar em prática um projeto ousado. Em um terreno da família, em Itaara, resolveu construir um espaço para agregar todo o vasto acervo e as muitas histórias colecionadas ao longo de anos dedicados à pesquisa sobre o surgimento do mundo, os cosmos, astronomia, óvnis e ciência em geral. Assim, em 24 de junho de 2001, Dia Mundial dos Discos Voadores, foi inaugurado o Museu Internacional de Ufologia, História e Ciência Victor Mostajo.


Em duas décadas, Hernán destaca a inauguração como um dos momentos mais marcantes. A abertura teve a presença do cantor Zé Ramalho, que é padrinho do museu. A imprensa do Brasil e de outros países também noticiaram sobre o novo empreendimento pioneiro.

VÍDEO + FOTOS: projeto social une amor e solidariedade para aquecer corações

- Viramos assunto em todo o país e, até hoje, o museu tem esse poder de encantamento e curiosidade. Ao mesmo tempo em que divulgamos conhecimentos científicos a cerca de dinossauros, astronomia, Sistema Solar, também não deixamos de falar sobre óvnis e ETs. Será que estamos sozinhos no universo? É o que eu sempre pergunto - conta.

VISITAÇÕES
A seção sobre extraterrestes é, estrategicamente, a última da visitação, que chama a atenção do público, principalmente da criançada. Hernan estima que foram mais de 650 mil visitantes em 20 anos.

- Recebemos sempre muitas excursões, principalmente de escolas. Na pandemia, estamos fechados para visitação, para proteger o público. Entendemos que é uma forma de respeito pelo momento que vivemos. Planejamos uma reabertura em setembro, se tudo der certo, mas com agendamento e menos pessoas - adianta.

O QUE TEM NO MUSEU

SEÇÕES 

  • style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">Cosmologia - história e evolução do universo
  • Paleontologia - dinossauros do Rio Grande do Sul 
  • Astronomia - exploração espacial 
  • Ufologia - mistérios sobre extraterrestres 

OBSERVATÓRIO COSMOS

  • Prédio ao lado do museu, que conta com potentes telescópios que possibilitam aos visitantes uma nova perspectiva do universo. É o primeiro observatório turístico, científico e educacional do interior do Rio Grande do Sul. Inaugurado em 16 de setembro de 2019, com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, o astronauta brasileiro Marcos Pontes, e o presidente da Agência Espacial Brasileira, Carlos Moura.

O QUE VAI TER

  • Parque dos dinossauros - espaço com réplicas em tamanho real de 10 dinossauros do período Triássico 
  • Escritório - área técnica 
  • Auditório - com mais de 150 lugares para eventos

style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Pedro Piegas (Diário)

 UM POLO DE CIÊNCIA
Durante a pandemia, o museu não recebe visitantes. Mas, nem por isso, está parado. Hernán está investindo na ampliação da estrutura para tornar o local um polo de conhecimento.

Entre as obras, está em construção um parque temático com dinossauros do período triássico. Serão confeccionadas 10 réplicas em tamanho real baseadas nos fósseis que foram encontrados no Rio Grande do Sul

- Esse é um grande sonho. Estamos em obras e vamos contar com os trabalhos de um artista da cidade de Mata para a fabricação das réplicas. O projeto do parque inclui uma experiência completa. Queremos reproduzir vários aspectos da época, inclusive no solo. Então a pessoa vai entrar neste espaço e se sentir no passado - explica.

Além do parque, um auditório com mais de 150 lugares também está em construção. O ambiente será utilizado para palestras e outras apresentações. Um novo escritório para englobar toda a parte técnica é planejado.

style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">Para comemorar os 20 anos, foram lançados também novos objetos temáticos, como almofadas, xícaras, chaveiros e panos de prato. Eles podem ser adquiridos pelo site. Não será possível fazer uma festa, como Hernán gostaria. No entanto, para os 25 anos, ele promete uma comemoração que vai ficar pequena para este planeta.

CONTATO

  • Redes sociais: Instagram e Facebook 
  • WhatsApp: (55) 99179-0096
  • Telefone: (55) 3222-7669
  • E-mail: [email protected]
  • Para comprar os objetos temáticos (chaveiros, canecas, panos de prato, xícaras, almofadas, etc.): site
  • Endereço: Rua Vanderlei Almeida, Parque Serrano Dois, Itaara

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Professores da UFSM lançam livro nesta quinta-feira Anterior

Professores da UFSM lançam livro nesta quinta-feira

PLURAL: os textos de Suelen Aires Gonçalves e Silvana Maldaner Próximo

PLURAL: os textos de Suelen Aires Gonçalves e Silvana Maldaner

Geral