EM CRESCIMENTO

VÍDEO: mudas de árvores são replantadas no Bairro Rosário um ano após corte

18.404

Um ano depois do corte de 17 árvores pela RGE na Rua do Rosário, a paisagem da principal via do Bairro que leva o mesmo nome segue diferente. As sombras que antes eram um alívio para os moradores, principalmente no verão, ainda não voltaram. Entretanto, isso levará pouco tempo. Há cerca de um mês, a concessionária de energia replantou 20 mudas na rua.

Farmácia abre 12 vagas de emprego em Santa Maria

A justificativa para a retirada das plantas, à época, era porque elas estariam atrapalhando a rede de energia elétrica que passa pelo local. Contudo, o corte pegou tanto a prefeitura quanto os moradores do bairro de surpresa. Inclusive, pouco após a retirada, estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Franciscana (UFN) fizeram um protesto no local, pintando as sombra das árvores na rua.

Em consequência dos cortes, tramita na Justiça uma ação do Ministério Público e da prefeitura questionando a RGE sobre os cortes. Conforme a procuradoria jurídica do município, na próxima segunda-feira, vai ocorrer uma audiência para tratar do assunto e não há interesse em retirar a ação.

Depois de todo o impasse, quem é da região comemora o replantio.

- Batalhamos muito para que elas voltassem. Foi bem recente, mas estão aí. Isso é o que importa. A pena é que já arrancaram e vandalizaram algumas, mas já foram repostas - afirma a empresária Rosane Minuzzi, que é proprietária de uma loja que era protegida do sol pela sombra das árvores.

Governador recebe militares para tratar da vinda da escola de sargentos para Santa Maria

NOVAS ESPÉCIES
Conforme a prefeitura, foram replantadas espécies escova-de-garrafa, primavera e ipê-roxo. Elas teriam sido definidas em conjunto com moradores do bairro. Essas árvores são mais adequadas para o plantio em zona urbana. Ainda conforme o Executivo, a RGE tem licença da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) para realizar o manejo da vegetação dentro da faixa de segurança das redes de distribuição de energia. 

Na sexta-feira, a reportagem fez contato com a Associação de Moradores do Bairro e a RGE para comentar o assunto, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Atividades religiosas seguem com restrições em Santa Maria e região Anterior

Atividades religiosas seguem com restrições em Santa Maria e região

Próximo

Para manter a chama gaúcha acesa em meio à pandemia, saída foi ter comemorações online

Geral