transtornos

VÍDEO: linhas de ônibus sofrem alterações por causa do temporal em Santa Maria

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)
Ponte que fica no Bairro Renascença ficou fragilizada com a chuva dos últimos dias

O temporal que atinge Santa Maria desde a última terça-feira causou transtornos também no trânsito da cidade. Pelo menos quatro linhas de ônibus estão com itinerários alterados devido a complicações em ruas, segundo o gerente operacional do consórcio Sistema Integrado Municipal (SIM), Cristiano Andretta.

São João do Polêsine é a 2ª cidade da região a decretar emergência

A linha Patronato não pode completar o percurso até o Bairro Renascença, porque a ponte que leva ao local, na Rua Irmã Dulce, não comporta o trânsito de veículos pesados. A ponte ficou fragilizada com a chuva na última quarta-feira. Os ônibus estão fazendo o retorno na mesma rua, em frente ao Shopping Praça Nova.


- A gente está orientando o pessoal a desembarcar ali no shopping, onde (os ônibus) chegam mais próximo - afirma Andretta.

A ponte sobre o Arroio Cadena é um dos principais acessos ao Bairro.

- Passo aqui mais de dez vezes por dia. Passa ônibus, passa van escolar e também o pessoal que atravessa a pé - conta Alex Rubenich, motorista de caminhão.

A agente comunitária de saúde Vera Maciel mora no Bairro Renascença há 26 anos e utiliza a ponte diariamente. Segundo ela, a estrutura já apresentou problemas semelhantes no passado.

- Atrapalha totalmente. Tem gente que acorda cedo para pegar ônibus e, hoje mesmo, tiveram que se deslocar para a parada em frente ao shopping pois o ônibus não tinha como passar.

A prefeitura informou, nesta quinta-feira, que uma vistoria já está marcada para ser feita amanhã. A ação pretende avaliar a situação para solucionar o problema do transporte.

VÍDEO: 240 pessoas estão desalojadas por causa da chuva em São Gabriel

OUTRAS LINHAS
Além dessa, a linha Capivara também não vai até o final de seu trajeto. A extensão do Arenal, onde o ônibus costuma ingressar pela Rua Augusto Kunz, não está sendo cumprida. Segundo o gerente, um ônibus já chegou a ficar atolado, na tarde de ontem, na Região Sul da cidade.

A linha Campestre é outra que não completa o itinerário. Ela vai até a localidade de Rincão Soturno, no Bairro Campestre. Lá, o ônibus precisa fazer o retorno pela Rua Guaraci Schimidt, em vez de seguir na Rua Cecília Silveira, que não é pavimentada e está intransitável para os ônibus.

Para que o trânsito volte ao normal nestes dois locais, é preciso que a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos recupere as vias, que estão com problemas de trafegabilidade. No entanto, isso só vai ser possível quando o clima estabilizar e os períodos de chuva cessarem.

A linha Parque Pinheiro Machado vai até a Ponte da Ferreirinha, onde faz o retorno. Normalmente, ela seguiria pela VRS-830, estrada que leva ao distrito de Boca do Monte.

Andretta alerta que há problemas nas linhas que operam na Vila Conceição. Entretanto, os itinerários na região ainda estão mantidos.

- A gente tem um problema na Vila Conceição. Se não melhorar, pode ser que seja interrompido por lá - disse.

Conforme a prefeitura, há um arroio que passa próximo ao trecho da linha Parque Pinheiro Machado. O local está acima do nível normal e, por isso, para que o transporte coletivo retorne à normalidade, é preciso que o nível de água baixe.

TEMPORAL
A previsão do tempo indica que o risco de temporal deve seguir pelos próximos dias. Até o momento, cerca de 50 famílias tiveram os telhados de suas casas danificados. A equipe da Defesa Civil trabalha distribuindo lonas para estas famílias.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Seis escolas têm aulas suspensas devido ao temporal em Santa Maria

Próximo

Santa Maria tem o segundo outubro mais chuvoso das últimas décadas

Geral