solidariedade

VÍDEO: grupo de igreja da cidade busca apoio para ações sociais

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)
Gisele da Silva Braz coordena equipe que atende crianças na Igreja Embaixadores de Cristo

"Ajudar a quem precisa, independentemente da própria situação em que se encontra". Essa frase resume um pouco da dedicação de voluntários que atuam na arrecadação de roupas e alimentos em prol da comunidade em situação de vulnerabilidade social na Vila Kennedy.

A iniciativa provém do Bairro Chácara das Flores, onde membros da 4ª Igreja Embaixadores de Cristo promovem diferentes ações beneficentes ao longo dos anos. Persistentes, eles buscam ajuda para dar continuidade à ação que, também, recolhe brinquedos para presentear as crianças em datas especiais.


A dona de casa Gisele da Silva Braz, 28 anos, atua na coordenação do departamento infantil da igreja. Além do aspecto religioso, a prioridade dela é levar aos pequenos exemplos práticos de solidariedade e amor ao próximo.

- Nossa rede de arrecadação é pequena e as dificuldades são muitas. Precisamos de ajuda para continuar. Tudo o que nos é doado é bem-vindo e encaminhado a quem precisa - explica Gisele.

Uma pessoa fica ferida após acidente na esquina das ruas Silva Jardim e Floriano Peixoto

Atualmente, ainda conforme a monitora, 40 crianças frequentam às atividades regularmente. O ministério realiza encontros semanais, aos domingos. Além disso, organiza festas infantis em datas comemorativas, como Dia das Crianças e Natal:

- Muitos deles não têm familiares na igreja e, mesmo assim, sentem-se acolhidos no grupo. Queremos auxiliá-los em tudo o que for possível, das necessidades físicas ao afeto.

Com pouco espaço, organizado a partir de arrecadações de móveis usados, a igreja conta com 20 voluntários fixos, todos de baixa renda.

- Para realizar uma festa, por exemplo, unimos forças para confeccionar cachorro-quente, bolo e o que mais estiver a nosso alcance. Buscamos realizar atividades recreativas e de assistência, como corte de cabelo, serviço de unhas e pintura artística facial. Se não auxiliarmos e amarmos o próximo, nada faz sentido. É para isso que existimos. Passamos a oferecer lanche nas classes infantis da igreja depois do pedido de uma mãe. Também tenho filhos. Não tive como não me colocar no lugar dela - relata a monitora.

Mesmo sem data confirmada, cinemas começam a se organizar para reabertura

ESPERANÇA

A dona de casa Sheila Gomes dos Santos, 37 anos, o marido, o serviços gerais Elizeu Bock, 38, junto à filha, Fernanda Gomes Bock, 13, e o enteado, Mateus da Silva Bock, 8, foram acolhidos pela instituição quando mais precisavam. Há um ano e meio, os santa-marienses moram em um espaço cedido, no terreno da igreja.

- Somos gratos por tudo o que temos recebido. Esse apoio é importante para nós. Além do carinho, o grupo nos auxilia com alimentos. Fernanda faz parte do grupo de dança e Mateus das atividades infantis. Eles adoram os amigos que fizeram na comunidade - comenta Sheila.

ACOLHIMENTO

Há cinco anos, o pedreiro Paulo Roberto Gomes dos Santos, 47 anos, que também é pastor da igreja, coordena e participa das ações sociais dos fiéis. Para ele, colaborar com as inúmeras famílias necessitadas que residem nos arredores da igreja é refletir a verdadeira imagem de um pastor.

Paulo Roberto sonha em ver mais pessoas envolvidas na ajuda mútua e, ainda, em ver as crianças realizarem seus objetivos por meio do exemplo:

- Ajudar a comunidade e levar a palavra de Deus é o desejo do meu coração. A igreja costuma ser um lugar de socorro. É triste sermos procurados por quem necessita e não termos condições de ampará-lo.

PARA CONTRIBUIR

  • Como - Com doações de alimentos não perecíveis, roupas ou brinquedos
  • Quando - Às sextas-feiras e domingos, a partir das 20h
  • Onde - Rua Castro Alves, n° 1, entrada do Bairro Chácara das Flores
  • Contato - (55) 98456-5486

*Colaborou Gabriele Bordin

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

VÍDEO: Há 30 anos, o sabor do xis é a marca de lancheria da cidade

Próximo

Celulares amanhecem com horário de verão e causam confusão entre usuários

Geral