em santa maria

VÍDEO: depois do feriado, população vai poder agendar visitas nos cemitérios públicos

18.379

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)
Aos 69 anos, o aposentado Conceição Bandeira visitou os jazigos dos pais, irmãos e filha

Novos protocolos serão divulgados nos próximos dias para que a população possa agendar visitação ou manutenção de túmulos nos cemitérios públicos de Santa Maria. A informação foi confirmada nesta segunda-feira pelo Executivo, que ainda não divulgou detalhes sobre as regras para os agendamentos.


Rio Grande do Sul registra 955 novos casos de Covid-19 e total ultrapassa 249 mil

Reabertos desde o último sábado, os cemitérios receberam as tradicionais homenagens da data também nesta segunda-feira, com flores e orações. No Ecumênico, o turno da manhã foi o mais agitado. 

Na reabertura dos cemitérios, depredação chamou atenção. Prefeitura diz que reforçou cuidados

Já na entrada do cemitério, fiscais da prefeitura orientavam as pessoas e higienizavam, com álcool gel, as mãos de quem entrava. Entre os visitantes desta manhã estava o aposentado Conceição Bandeira, 69 anos, que, mesmo sozinho, não deixou de marcar presença e homenagear os familiares.

- Tenho filha, pais e irmãos aqui. Nessa época de finados, costumo vir mais ao cemitério - conta Conceição.

Cerca de 50 famílias são retiradas de área ocupada em São Gabriel

Como o Ecumênico permaneceu fechado nos últimos meses, em função da pandemia, muitas famílias aproveitaram o Dia de Finados para realizar a limpeza de túmulos.

A servidora pública Verônica Camargo pôde, ao lado da irmã, além de prestar as homenagens, limpar os jazigos dos pais:

- Desde criança, tínhamos a tradição de vir com a nossa mãe para limpar os túmulos da família. Agora, cuidamos do lugar onde estão ela e o nosso pai. Nessas datas, como Finados, trazemos flores, porque simbolizava muito para eles.

Prazo para contestar suspensão de auxílio emergencial termina nesta segunda

SANTA RITA
Diferentemente dos cemitérios municipais, o Santa Rita se manteve aberto durante os últimos meses, mesmo em meio à pandemia. Com isso, o movimento no local, nesta segunda, foi um pouco diferente. 

Conforme o diretor comercial do cemitério, Mateus Formolo, o turno da manhã também foi o mais frequentado durante o feriado. No entanto, a maior parte dos visitantes preferiu o sábado e o domingo.

O aposentado Claudio de Souza, 76 anos, optou pela manhã para ir ao jazigo dos pais. De poucas palavras, mas com muito esforço nos gestos de carinho aos familiares, Claudio limpou as lápides e plantou flores novas e coloridas ao lado dos túmulos.

Em razão das regras de distanciamento, a direção do cemitério preferiu promover a tradicional missa de Finados por meio de uma live ministrada pelo Francisco Bianchin, o padre Xiko.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Em mapa definitivo, todas as regiões ficam com bandeira laranja Anterior

Em mapa definitivo, todas as regiões ficam com bandeira laranja

Próximo

Votação na Consulta Popular termina nesta terça-feira

Geral