medida compensatória

VÍDEO: depois de corte de árvores, UFSM plantará 40 mil mudas no campus

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)

Durante a última semana, relatos de cortes de árvores no campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) tomaram as redes sociais. No entanto, segundo o pró-reitor de Infraestrutura, José Mario Doleys Soares, um estudo foi feito para determinar quais plantas estavam ameaçando a segurança de quem passava pelo local. Algumas das árvores foram danificadas por temporais e, por serem antigas, acabaram ficando com a estrutura comprometida e corriam o risco de cair. Para compensar, 40 mil mudas serão plantadas no campus durante o ano.


Trânsito no acesso ao Bairro Tancredo Neves terá alterações nesta terça

O pró-reitor explica que o corte foi feito mediante autorização de órgãos ambientais. Um estudo determinou quais árvores estavam com a estrutura danificada e corriam o risco de cair, podendo atingir pedestres ou prédios. Na Avenida Roraima, foram sete árvores cortadas. Outras também serão retiradas de dentro do campus nas próximas semanas. José Mario afirma que foi realizada uma licitação para definir a empresa que realizaria os cortes.

Como contrapartida a esses cortes, outras árvores vêm sendo plantadas no campus nas últimas semanas. Também de forma compensatória, serão plantadas 40 mil mudas na UFSM em todo 2020.

15 municípios da região já assinaram o decreto de emergência pela estiagem

O Diário entrou em contato com a Prefeitura para saber se foi feita fiscalização no local, mas ainda não obtivemos resposta.

Confira a nota publicada pela UFSM no dia 10 de janeiro:
"A Coordenadoria de Manutenção da Pró-Reitoria de Infraestrutura da UFSM informa que, de acordo com normas legais, está procedendo um corte seletivo de árvores não nativas ao longo da Avenida Roraima. Serão sete árvores, entre eucaliptos e pinus, que estão colocando em risco moradores e algumas residências vizinhas. Algumas delas foram atingidas por raio e/ou por vendaval, o que, associado à idade, deixou sua estrutura comprometida, ameaçando a segurança do entorno. Outras unidades no interior do campus sede estão passando pelo mesmo tratamento por razões semelhantes.

A Coordenadoria de Manutenção pede a compreensão da comunidade e desculpas por eventuais transtornos, ressaltando que a medida é por motivos de segurança".

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Acidente de moto deixa Promotor de Justiça ferido em Santa Maria

Próximo

Trânsito no acesso ao Bairro Tancredo Neves terá alterações nesta terça

Geral