em itaara

VÍDEO: com muita ciência e mistério, Museu de Ufologia reabre após dois anos

18.357

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Pedro Piegas (Diário)

style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">Os olhinhos do pequeno Caio Oliveira, de 4 anos, estavam bem atentos às novidades. Ele mergulhou com muito entusiasmo na história da ciência, um mundo curioso e encantador. Depois de dois anos fechado por causa da pandemia, o Museu de Ufologia de Itaara reabriu as portas ao público. E a família do Caio, que mora em Santa Maria, tratou logo de levar o pequeno para conhecer os mistérios que rodeiam o lugar.

- Ele olhava tudo e dizia: "uau". Em algumas partes, com a música, ficou com um pouco de medo. Mas, superou. Eu já tinha visitado o museu há seis anos. E estava louca para trazer o meu filho. Só que veio a pandemia, e o museu fechou. Assim que a reabertura foi anunciada, eu logo marquei de vir - conta a professora Priscilla Silva de Oliveira, mãe do menino de 4 anos.

O Caio gosta tanto de dinossauros, que até a máscara é temática. Mas, a parte que ele mais gostou no museu foi outra:

- Eu encontrei um ET machucado que caiu da nave.


O MUSEU

Quem entra no museu, logo é direcionado para uma sessão que fala sobre dinossauros e a pré-história. Aos poucos, o visitante é apresentado para a evolução da vida, astronomia e, por fim, chega até a parte que fala sobre os extraterrestres - geralmente, o momento que chama mais a atenção. 

VÍDEO: a história curiosa das ruínas que reapareceram no DNOS com a estiagem

Por conta da pandemia, a visitação não é guiada. O público recebe algumas explicações do historiador e diretor do museu, Hernán Mostajo, mas, em geral, é livre para desvendar as curiosidades com base nas placas explicativas. 

- Em primeiro lugar, queremos segurança para o público. E, depois, se divertir neste universo tão curioso que é a vida extraterrestre e também contar a nossa próxima existência, quem somos nos e de onde nos viemos - revela Hernán.

Para acessar a estrutura, é necessário usar máscara e apresentar passaporte vacinal. O distanciamento é obrigatório e há álcool gel disponível.

Nos dois anos que ficou fechado, o museu passou por algumas adequações. Uma delas é a ampliação da loja com objetos temáticos. A abertura deste final de semana é uma espécie de teste, para ver se há condições de todos os protocolos serem seguidos. Além deste sábado, haverá visitação também no domingo e na terça-feira, dia de Carnaval. A previsão é que, a partir de agora, o museu esteja aberto ao público em dois finais de semana por mês. Durante os dias de semana, o local recebe as escolas, também por agendamento. Para abril, já é planejado um evento no Observatório Astronômico, que fica ao lado, para comemorar o Dia Mundial da Astronomia.

VISITAÇÃO

  • Quando - domingo e terça-feira
  • Horários - primeiro grupo às 15h
  • Ingressos - R$ 30, com meia-entrada para estudantes e outros grupos conforme lei federal. Crianças até 6 anos não pagam
  • Agendamentos - (55) 99179-0096 (WhatsApp)
  • Endereço - Rua Vanderlei de Almeida, 1.010, Parque Serrano 2, em Itaara

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Calçada começa a tomar forma no lugar de cratera na Avenida Presidente Vargas

VÍDEO: prefeitura estuda possibilidade de aumentar limite de velocidade em três locais da cidade Próximo

VÍDEO: prefeitura estuda possibilidade de aumentar limite de velocidade em três locais da cidade

Geral