solidariedade

VÍDEO: Centro de Apoio a Criança com Câncer recebe doação de placas solares

Victoria Debortoli

Foto: Renan Mattos (Diário)
Na tarde desta quinta-feira, a presidente, Marli Machado Tarragó, e o diretor executivo da Parceira Solar, Rodrigo Corrêa, fizeram a inauguração oficial das placas solares

Toda a ajuda que o Centro de Apoio a Criança com Câncer (Cacc) de Santa Maria dá a mais de 120 crianças e adolescentes com câncer de todo o Estado foi retribuída nesta semana com uma importante doação: oito placas de energia solar foram instaladas na instituição e já começaram a funcionar. Com isso, o Cacc estima uma economia de 30% por mês na conta de luz. 

As doações foram feitas pela empresa Parceria Solar, instalada em Santa Maria desde 2013. Conforme a presidente do Cacc, Marli Machado Tarragó, essa é a primeira etapa do projeto de captação de energia solar. Mais 16 placas devem ser instaladas no local, que serão compradas com a arrecadação de verbas feitas por meio do Imposto Solidário. Ainda não há data para a compra, mas, quando isso for feito, a estimativa é que a economia na luz chegue a 80%. 

Jovem de Unistalda luta contra tipo raro de câncer e precisa de doações

Na tarde desta quinta-feira, a instituição realizou uma solenidade para a inauguração do sistema. Na ocasião, o diretor executivo da Parceira Solar, Rodrigo Corrêa, anunciou que a empresa fará a doação de mais placas, o que deve fazer com que 100% da energia utilizada na instituição seja proveniente do sol. 

- Nós gastamos em média R$ 1,5 mil por mês com luz. Com as placas de energia solar, a gente vai poder destinar esse valor que gastamos com luz para outros recursos - explica Marli. 


O projeto começou há cerca de nove meses, quando Corrêa conheceu o Cacc por meio de um pedido de doação que a instituição fez a sua empresa. Só que foi ali que ele percebeu que poderia ajudar com mais:

- Eu vim de Quaraí e lá nós sempre ajudávamos instituições. Teve um momento em que eu parei para pensar e percebi que aqui em Santa Maria a gente só estava trabalhando, não ajudando ninguém. Eu sei a força que as pessoas tem quando tem doença, meu pai teve câncer. Essa doação é o mínimo que a gente pode fazer - conta o diretor executivo da empresa. 

O CACC
A instituição, com mais de 20 anos, é uma organização não-governamental que tem o objetivo de receber pacientes de 0 a 21 anos e seus acompanhantes durante o tratamento hemato-oncológico realizado pelo Hospital Universitário de Santa Maria (Husm). Eles ficam hospedados no Caac por tempo indeterminado e recebem, gratuitamente, além da hospedagem, alimentação e atividades de recreação e apoio psicossocial. 

O Cacc é mantido com ajuda de doações em dinheiro, alimentos e roupas e trabalho voluntário. No local funciona um brechó segunda a sábado, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h, que também ajuda a manter as contas em dia. 

Quem quiser ajudar, tanto com doações quanto com voluntariado, pode entrar em contato com a instituição pelo telefone (55) 3226-4949 ou ir até o local, que fica na Rua Erly de Almeida Lima, 365, Camobi. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Presidente da Igreja Batista Nacional em Santa Maria conta trajetória de dedicação à fé Anterior

Presidente da Igreja Batista Nacional em Santa Maria conta trajetória de dedicação à fé

FOTOS+VÍDEO: 300 pessoas estão desalojadas por causa da chuva em São Gabriel Próximo

FOTOS+VÍDEO: 300 pessoas estão desalojadas por causa da chuva em São Gabriel

Geral