aeroporto municipal

VÍDEO: cancelamento de voos gera transtornos para passageiros

Tainara Liesenfeld

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)
Pista vazia no aeroporto de Santa Maria por conta do cancelamento dos voos

Por três vezes neste final de ano os voos entre Porto Alegre e Santa Maria foram cancelados. O cirurgião plástico Jose Raul Saldanha, 67 anos, aguardava a filha e o neto que vinham de avião de São Paulo, para as festas de final de ano, quando foi avisado de que a espera ia se alongar. Isso porque o voo que havia feito conexão em Porto Alegre teve que retornar à Capital por problemas técnicos. Com isso, todos os passageiros da aeronave foram ressarcidos e encaminhados para o transporte rodoviário.  

Novo período de matrículas da rede municipal e estadual começa nesta segunda

O cancelamento do voo ocorreu na última quinta-feira do ano, no dia 26, mas José afirma que se trata de uma situação recorrente no aeroporto de Santa Maria.

- O avião levantou voo e retornou dando uma explicação de problemas técnicos, até aí tudo correto. O que não correto é o fato de deixarem todos sem uma explicação e não colocarem os passageiros em outra aeronave. Isso me faz pensar que, mesmo com a aeronave lotada, a empresa não dá a mínima importância para a cidade, infelizmente - reclama o médico.

No mesmo voo estava a monitora de pesquisa clínica Mailen Tavares, que vem de São Paulo à Santa Maria com frequência para desenvolver seu trabalho no Hospital de Caridade. Ela relata que não houve explicações adicionais sobre o ocorrido e que a empresa não forneceu o voucher alimentação aos passageiros realocados para o ônibus.

Morre Ana Maria Primavesi, referência mundial em agroecologia

Também de São Paulo, o advogado Leonardo de Angelis costuma viajar pelo menos três vezes ao ano para Santa Maria. Devido ao cancelamento do voo, ele teve de alugar um carro em Porto Alegre para chegar a tempo dos compromissos no centro do Estado. Leonardo lembra que não é a primeira vez que passa por isso e explica que o problema não está no aeroporto em si, mas nas aeronaves disponibilizadas pela própria companhia aérea. Uma vez que há algum problema técnico nos aviões, eles não são substituídos por reservas. 

Confira o relato completo de Leonardo no vídeo: 


Os passageiros que tiveram seus voos cancelados ou atrasados têm direitos garantidos pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e devem ser atendidos, compensados ou ressarcidos pelas empresas aéreas.

O presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism), Luiz Fernando Pacheco, diz que, apesar de ser um problema recorrente no mundo todo, o impacto gerado na cidade é mais visível por contar com apenas um avião por dia. Ele reconhece que poderiam existir novas linhas e horários, mas acredita que o problema se deve principalmente à falta de demanda do público. 

Ataque dos EUA ao Irã pode impactar o valor dos combustíveis

O QUE A COMPANHIA E O AEROPORTO DIZEM
A Azul informou que os os voos AD2429 (Porto Alegre-Santa Maria) e AD2447 (Santa Maria-Porto Alegre) em 26 de dezembro foram cancelados por conta de uma manutenção não programada na aeronave que realizaria o trajeto. Afirmou também que os clientes foram reacomodados por via terrestre e receberam toda a assistência necessária, conforme previsto pela resolução 400 da Anac. A companhia aérea ressalta que o cancelamento de voos acontece eventualmente em prol da segurança.

Já a gerência do aeroporto informou que os cancelamentos se tratam de uma situação atípica e esperam que, em breve, as linhas sejam ampliadas e que mais aeronaves estejam disponíveis para realizar o trajeto.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Delegada Débora Dias volta a atuar em Santa Maria

Próximo

VÍDEO: seis colônias de férias para a criançada se divertir em Santa Maria e região

Geral