em santa maria

VÍDEO: Ala 4, antiga Base Aérea, tem novo gerador e está a salvo de apagões

Eduardo Tesch


Fotos: Gabriel Haesbaert (Diário)

A Ala 4, antiga Base Aérea de Santa Maria, inaugurou, na manhã de ontem, uma nova subestação de energia. Ao custo de R$ 27 milhões, a partir de agora, a guarnição tem capacidade de operar 24 horas por dia, sete dias por semana, com total autonomia elétrica. Na prática, toda vez que houver falhas na distribuição da energia por parte da RGE, um sistema de três unidades geradoras movidas a diesel vão entrar em ação para restabelecer a eletricidade em até 20 segundos.  

Plataforma para agendamento de consultas online chega a Santa Maria

A obra, que começou em 2017 e foi realizada pela Hersa Engenharia, também incluiu a construção de uma nova casa de força, com 700 metros quadrados, a substituição de todo o cabeamento elétrico e de mais de 100 luminárias por lâmpadas LEDs, que são mais eficientes. Ao todo, foram instalados cerca de quatro quilômetros de novas redes de distribuição de energia.

- Há cinco anos, a Ala 4 ampliou, com novos esquadrões e maior capacidade operacional. Com isso, a nossa estrutura elétrica não suportava mais. Então, a gente vinha convivendo com falta de energia e com a nossa incapacidade em caso da falta de luz por parte da concessionária - disse o comandante da Ala 4, coronel Élison Montagner.


Com geração própria, a unidade da Força Aérea terá total autonomia, sem se preocupar com falhas na distribuição.

- Com essa nova casa de força, a gente tem capacidade de sobra para sustentar tudo aqui, sem depender da concessionária de energia - salientou.

A nova casa de força, que abriga o geradores, recebeu o nome de "Civil João Cosme Ferreira de Oliveira", em homenagem ao eletricista de manutenção que, por 37 anos, trabalhou na Ala 4. Com a família, Cosme acompanhou a cerimônia de inauguração e, junto da esposa, Maria Cristina Camargo de Oliveira, descerrou a placa em sua homenagem.

- Me sinto muito feliz com o reconhecimento para marcar uma obra de tamanha importância para a unidade. Fico realizado como pessoa e profissional. Agradeço a todos que se envolveram e lembraram do meu nome entre tantas pessoas que poderiam ter sido homenageadas - ressaltou Cosme, que ingressou na Ala 4 em 1981.

AEROPORTO
Além da Ala 4, o Aeroporto Municipal de Santa Maria também vai se beneficiar com a nova subestação de energia, inaugurada ontem. Desde 2015, quando passou para o domínio do município, a prefeitura compra energia da Ala 4, que é utilizada no saguão e também para o acionamento das aeronaves.  

Com os três novos geradores, o aeroporto ficará a salvo de oscilações no fornecimento de energia pela RGE.

- O gerador que temos atualmente é pequeno. É capaz de sustentar apenas o terminal. A prefeitura loca esse gerador que, nem de perto, tem a capacidade do que a Ala 4 vai oferecer - explica o superintendente de Operações Aéreas do Aeroporto de Santa Maria, Alex Machado Martins.

Ele destaca que, a partir agora, os problemas com a falta de luz devem ser solucionados de forma definitiva.

- Às vezes, quando um avião estava pronto para sair, caía o sistema, e acabava atrasando a partida por conta disso. Agora, certamente, esses problemas vão acabar - comemora Martins.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

VÍDEO: Ala 4, antiga Base Aérea, tem novo gerador e está a salvo de apagões

Trânsito está em meia pista na Rua Tuiuti Próximo

Trânsito está em meia pista na Rua Tuiuti

Geral