no interior

VÍDEO + FOTOS: moradores do Distrito de Arroio do Só protestam pelas condições da estrada

18.389

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

Um grupo de cerca de 50 pessoas protesta, desde as 6h desta terça-feira, pelas condições das estradas que dão acesso ao distrito de Arroio do Só, em Santa Maria. Com carros, tratores e caminhões, os manifestantes bloquearam a passagem de veículos pela estrada municipal da localidade de Vista Alegre, em frente principal acesso ao distrito pela BR-287. De acordo com os manifestantes, a ação deve seguir pela parte da tarde. 

Ruas do centro de Santa Maria serão asfaltadas

- Não é um ato político, é para a gente ter uma condição de sair desse distrito. A última vez que passou uma patrola aqui foi na safra, em março, e de lá pra cá nada mais foi feito. Não tem condições de colocar o carro na estrada nessas condições. A gente paga imposto e o carro está se desmanchando. Os caminhões passam com carga na metade, porque se não atola. E agora é época de plantio de soja, arroz, porongo, tem trator e caminhão passando aqui três vezes por dia, às vezes, com carregamento - relata o marceneiro Alex Tronco, 45 anos, que utiliza a estrada diariamente para o trabalho.

'Bacurau' terá exibição ao ar livre nesta quarta-feira em Santa Maria

Além dos moradores, alunos e professores da Escola Estadual de Ensino Médio Princesa Isabel também participaram do protesto, em apoio à comunidade. A principal reclamação dos docentes é por conta dos gastos com a manutenção e o conserto dos automóveis.

VÍDEO: base móvel da BM reduz criminalidade na Nova Santa Marta

- Há 15 anos faço esse percurso e as estradas nunca estiveram no estado em que estão hoje. Os nossos carros particulares, que usamos todos os dias para vir dar aula, estão sem condições. Nós já sofremos com a situação em que estamos vivendo no magistério público estadual com esse pacote do governo e estamos menos felizes ainda sofrendo com essas estradas e gastando. Está muito complicado para completar e para terminar o ano letivo de 2019 - destaca Neuza Ortiz, 53 anos, diretora da escola.

O QUE DIZ A PREFEITURA
Em nota, a prefeitura de Santa Maria disse que tem ciência das condições da estrada e que ela está incluída no cronograma de melhorias da pasta, o que deve ocorrer em breve. O Executivo informou, ainda, que atualmente, há frentes de trabalho em estradas dos distritos de Santa Flora e Arroio Grande e que, posteriormente, as equipes atuarão nos distritos de Palma e Arroio do Só. A prefeitura afirma que "os serviços nas estradas dos distritos são feitos constantemente, mas as vias ficaram bastante deterioradas após as chuvas dos últimos meses" e, por conta disso, a Secretaria de Desenvolvimento Rural estabeleceu um cronograma para restabelecer a trafegabilidade nessas estradas.

O secretário da pasta, Rodrigo Menna Barreto, deve ir no início da tarde conversar com a comunidade que está protestando, pra explicar como funciona o cronograma de trabalho nas estradas do interior e para ouvir as demandas dos moradores. Segundo ele, há problemas em todos os distritos de Santa Maria, que se agravaram nos últimos dois meses em função das fortes chuvas que caíram na região no final de outubro. 

- Tudo o que foi feito, na realidade é paliativo. São estradas que não têm asfalto e, no momento em que chove e o tráfego acontece, aquele trabalho de patrolamento começa a ser perdido. A safra tem que ser escoada e os insumos têm que chegar nas propriedades, mas se não temos condições de intervir rapidamente naquele momento, as condições pioram. Mas nós vamos continuar com o trabalho que estamos fazendo com as equipes no interior - aponta. 

Conforme Menna Barreto, um edital de licitação, no valor de R$ 92,2 mil, para contratação emergencial de uma empresa para a prestação de serviços de horas máquinas para executar operações de desassoreamentos de canais de drenagem, envaletamento e operações para dar trafegabilidade das estradas rurais do município, incluindo as cabeceiras de pontes que foram atingidas e correm o risco de desmoronar. A abertura das propostas está marcada para o dia 13 de dezembro. 

Já para o período de safra, que começa no final de fevereiro e vai até maio, a prefeitura deve lançar uma nova licitação, no valor de R$ 2,8 milhões, para contratação de empresas para executar o patrolamento, o empedramento, a compactação e a limpeza de valetas, para agilizar o serviço de recuperação das estradas durante esses meses. 

- Além disso, também estamos trabalhando na captação das emendas dos vereadores para pedir apoio para a secretaria - completou o secretário. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

VÍDEO: sem luz, casal sonha em ter um Natal iluminado

Próximo

6 ruas do centro de Santa Maria vão ganhar asfalto novo

Geral