Foto: Maurício Barbosa (Diário)
Um homem foi executado a tiros no final da manhã desta terça-feira (11) em Santa Maria. O crime aconteceu por volta das 11h30min, na Rua Erotildes Costa, no Bairro Juscelino Kubitscheck na região oeste da cidade. A vítima foi identificada como Aniba Souza da Silva, 20 anos.
Pelo menos dois suspeitos estariam em um carro. Imagens de câmeras de segurança mostram o carro dos criminosos chegando no local e parando ao lado do carro da vítima. Um suspeito sai na janela armado com uma pistola e dá vários tiros. Ele chega a se apoiar na janela do carro e colocar o corpo para fora do veículo quando a vítima desce do carro e tenta fugir, mas cai no meio da rua e morre devido aos ferimentos.
Logo em seguida os criminosos fogem em alta velocidade. As imagens mostram ainda que além de o crime acontecer em plena luz do dia, foi cometido na frente de um mercado e vários clientes saíam ou chegavam ao local na hora do crime.
A vítima tinha antecedentes por roubo e homicídio e deixou o sistema carcerário há pouco tempo. O jovem estava com a companheira no momento do crime, mas ela não se feriu.
A Brigada Militar (BM) foi chamada, isolou o local e acionou a equipe volante da Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA) para fazer o registro da ocorrência. Investigadores da Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP) foram acionados e deram início nas investigações.
Carro ficou com marcas dos disparos. Fotos: Maurício Barbosa (Diário)
Conforme o delegado Gabriel Zanella, titular da DPHPP, a equipe de investigadores está trabalhando no caso e por enquanto não há informações que possam ser divulgadas sobre motivação e autoria.
Peritos do Instituto-Geral de Perícias (IGP) fizeram o levantamento do local do crime e recolheram 26 cápsulas que foram deflagradas na execução.
Aumento da violência
Esse foi o 51º assassinato de 2022 em Santa Maria. O balanço dos crimes até agora indica aumento da violência na cidade.
De janeiro até esta terça-feira, o número de homicídios no município é 21,4% superior ao registrado em igual período de 2021. Até 10 de outubro do ano passado, a cidade tinha 42 assassinatos. Santa Maria fechou o ano passado com um total de 58 assassinatos.