data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Leomar Flavio Alves (Arquivo Pessoal)
Há três dias, bombeiros de cidades da região tentam combater um incêndio na localidade de Crema, interior de Agudo. Até agora, conforme a prefeitura, o fogo já consumiu mais de 150 hectares de vegetação em uma área de preservação permanente.
O aviador Leomar Flavio Alves sobrevoou o local e fez imagens do incêndio:
De acordo com a comandante dos Bombeiros Voluntários de Agudo, Roselei Silva, a suspeita é que o incêndio tenha iniciado com a queima da palha de arroz em uma plantação próxima, o que será investigado. Por causa da seca, as chamas teriam se espalhado rapidamente e chegaram até uma área conhecida como Cerro da Igreja. A localidade fica a cerca de 23 quilômetros da cidade.
Princípio de incêndio em shopping chama atenção de populares
Como o local é de difícil acesso, de acordo com a comandante, os esforços dos bombeiros são para evitar que o fogo se espalhe ainda mais, atinja outro morro e casas próximas. Para chegar até lá, os profissionais precisam percorrer um trajeto de cerca de 800 metros a pé. Segundo ela, apenas uma chuva forte conseguirá apagar totalmente o incêndio.
_ Não temos como chegar muito perto do incêndio, porque os nossos caminhões não sobem até o morro. Estamos usando caminhonetes e maquinário da prefeitura para chegar o mais próximo possível e evitar o avanço das chamas. Só uma chuva forte pode parar totalmente o fogo. Também temos todos os cuidados porque o fogo se alastra muito rápido, e não queremos colocar a vida dos bombeiros em risco _ destaca.
Além dos bombeiros voluntários, equipes dos Bombeiros Militares de Restinga Sêca ajudam no combate às chamas e uma equipe de Faxinal do Soturno também deve chegar ao local neste sábado. Os bombeiros estão trabalhando em escalas para que haja equipes 24 horas no local do incêndio.
Pelo Facebook, a prefeitura de Agudo fez um apelo para a população evitar atear fogo em vegetações e lavouras de arroz:
Na manhã deste sábado, o prefeito Valério Trebien (MDB), acompanhou os trabalhos no local juntamente com servidores da prefeitura. Segundo ele, uma força-tarefa está fazendo um cercamento em todo o morro para evitar que mais áreas sejam atingidas.
_ É um fogo que já está incontrolável. Nunca antes se viu algo parecido por aqui. O Cerro da Igreja é um ponto turístico nosso em Agudo. Além de tudo, é muito triste ver ele sendo destruído. Essa estiagem e o vento Norte fazem com que as chamas aumentem muito rapidamente _ afirma o prefeito.
De acordo com Trebien, é avaliada a possibilidade de trazer uma aeronave do Corpo de Bombeiros de Porto Alegre para combater o incêndio.
*Colaborou Janaína Wille