Desdobramentos da passagem

Vereadora da Capital estará em Santa Maria para debater transporte público

Marcelo Martins

"

O PSol de Santa Maria espera, no próximo dia 24, criar um contraponto ao debate do transporte público no município. O vice-presidente da sigla, Tiago Aires, adiantou ao Diário, na tarde desta quarta-feira, que um dos nomes mais fortes da oposição na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, o da parlamentar Fernanda Melchionna (PSol), estará em Santa Maria. Segundo Aires, a vereadora virá ao município com o propósito de ajudar a promover um amplo debate em torno de dois temas prioritários: a mobilidade urbana e o transporte coletivo.

No dia 24 de março, a partir das 19h, Fernanda falará no Salão de Atos do Centro Universitário Franciscano (Unifra). O DCE da Unifra é o idealizador da iniciativa que conta com o apoio do PSol local, do DCE da UFSM e do Bloco de Lutas. A vinda de Fernanda Melchiona começou a ser costurada por Aires em fevereiro.

_ Já que a Câmara de Vereadores não levou para dentro da Casa o debate do transporte público, resolvemos trazer uma parlamentar com histórico de luta nessa causa _ diz Aires.

O presidente do Legislativo, Werner Rempel (PPL), sustenta que a vinda de Fernanda Melchiona à cidade se dá na condição de "convidada partidária": 

_ Temos uma visão divergente quanto ao transporte público. Entendo que, sem subsídio do governo federal, não há alternativa para uma definição para essa questão. Esse é o debate que deve ser travado. Agora, nós, o Legislativo, não vamos nos sentir pautados por ela (em referência à vereadora do PSol).

'A inquietação da juventude é fundamental', diz Fernanda Melchiona

Em seu segundo mandato pelo PSol, na Capital, e ao lado do experiente vereador, o colega de partido Pedro Ruas, a jovem Fernando Melchionna é uma das vozes mais atuantes quando o tema é o transporte público. É rotineiro nas falas da parlamentar o apoio favorável à redução das tarifas do transporte público, ao passe livre (para desempregados, estudantes, indígenas e quilombolas) e, inclusive, à abertura das planilhas das empresas de ônibus.

Ainda em abril do ano passado, os dois vereadores do PSol ingressaram com uma ação cautelar que acabou suspendendo o aumento da tarifa de ônibus em Porto Alegre. A 5ª Vara da Fazenda Pública da Capital revogou a passagem de R$ 3,05 para R$ 2,85. A parlamentar se diz entusiasmada quanto a sua vinda a Santa Maria. Para ela, a sociedade santa-mariense deve atentar para "os desmandos e abusos" do transporte público:

_ Pelo que sei, o aumento (da tarifa de ônibus) em Santa Maria foi abusivo. As questões de Porto Alegre serão tratadas em minha ida a Santa Maria. A inquietação da juventude é fundamental para se travar permanentemente esse debate. Tanto em Santa Maria quanto em Porto Alegre se vê situações similares, como a ausência de controle público no sistema de transporte público. O transporte público virou lucro para um segmento, que é o empresariado. Já o trabalhador vive um calvário ao ter de enfrentar tantas dificuldades e precariedades.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Grupo de estudantes pede paz em ação organizada na Praça Saldanha Marinho em Santa Maria

Próximo

Homem fica ferido em acidente na BR-287 em Santa Maria

Geral