Marcelo Oliveira
A forte ventania, presente em Santa Maria nos últimos dias, já causou estragos. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a rajada máxima do vento na cidade foi de 61,4 km/h. No início desta segunda-feira, o vento alcançou 31,7 km/h. Entre o domingo (10) e a manhã da segunda-feira (11), três tipos de ocorrências foram registradas: destelhamento, queda de árvores e entrega de lonas.
Leia também
Confira a previsão do tempo desta semanaSaiba o que fazer em casos de queda de telefoniaDiário Explica: uma das marcas de Santa Maria, você sabe o que é e como ocorre o vento norte?
Um destelhamento aconteceu em uma residência na Vila Oliveira, no Bairro Passo D’Areia. Outras duas escolas também foram destelhadas: a Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) Nosso Lar, no Bairro Patronato, e a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Tenente João Pedro Menna Barreto, no Bairro Caturrita.
Dois pontos da cidade no Bairro Salgado Filho tiveram queda de árvores: a Avenida Borges de Medeiros e a Rua Guilherme Ritzel. Além disso, a Defesa Civil já fez a entrega de 70 metros de lona. Até o momento, nenhuma pessoa está desabrigada ou desalojada.
Na manhã desta segunda-feira, semáforos não estavam operando em função da falta de energia elétrica em trechos das ruas do Acampamento e Tuiuti. O serviço, porém, já foi reestabelecido e os semáforos estão funcionando normalmente.
Para solicitação de ajuda ou registro de ocorrência, os contatos devem ser feitos pelos telefones:
Guarda Municipal – 153Defesa Civil – (55) 99110-7940 (WhatsApp)Ciosp – (55) 3921-7091, (55) 99217-8122 (WhatsApp), (55) 99167-4728 (WhatsApp) e (55) 99167-8452 (WhatsApp)
O coordenador da Defesa Civil, Adão Lemos, recomenda que ao contatar para pedir ajuda, a pessoa diga seu nome, contato, endereço e ponto de referência para facilitar no momento de prestar o auxilio necessário:
– Precisamos que a população possa nos informar todos os dados necessários, o nome da pessoa pelo Whatsapp, o contato telefônico dela, endereço e ponto de referência. Isso, para nós, é muito importante na hora de atender e prestar o socorro e auxilio necessário para essa pessoa.
Leia mais notícias