Vendaval causa estragos em Rosário do Sul; há alerta para elevação do Rio Santa Maria

Foto: Defesa Civil de Rosário do Sul


Fortes ventos foram registrados na madrugada deste sábado (23) em Rosário do Sul e entorno. O vendaval atingiu algumas localidades do município causando danos e até mortes de animais, como no caso do 3º Distrito de Cacequi, no limite com Rosário do Sul. Conforme o Jornal Gazeta de Rosário, eram cerca de 3h quando a ventania chegou derrubando eucaliptos em uma propriedade na Costa do Saicã, no 3° Distrito de Cacequi. Com a queda de árvores, duas vacas e um terneiro acabaram sendo atingidos e morreram. Em uma propriedade vizinha, postes de energia elétrica também caíram. Nenhuma pessoa ficou ferida, porém há vários pontos afetados sem luz. A RGE foi acionada e informou que resolveria a situação ainda no domingo (24).


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Conforme Leandro Santos, coordenador da Defesa Civil de Rosário do Sul, devido as chuvas das últimas 72 horas e a previsão da permanência de instabilidade para os próximos dias o Rio Santa Maria que havia saído da cota de atenção, voltou para cota de alerta. 


– Se continuar em elevação, certamente iremos tirar as famílias de suas casas novamente. – informa Santos. 


Conforme o último boletim divulgado pela Defesa Civil, o rio estava com 5,97 m e subindo. Outro rio que segue aumentando o nível devido as chuvas em Livramento e Dom Pedrito, é o Rio Ibicuí da Armada, que está com 5,48m.



A chuva, que somou um volume maior de 30 mm somente na manhã do sábado (23), também causou alagamentos em locais pontuais de Rosário do Sul. Conforme dados da Defesa Civil, das 153 pessoas afetadas, 73 ainda permanecem desalojadas ou desabrigada. No momento, são oito famílias desabrigadas que corresponde a 27 pessoas. Desalojadas são 16 famílias, equivalendo a 46 pessoas. A maioria das pessoas que estão fora de suas casas, estão alojadas no Ginásio Carlos Eviliano Madruga "Ervilhão". Os bairros mais atingidos foram o Areias Brancas, Progresso, Carmelo, Estrada Ibicui, Vila Nova e Parque Ibicui.


O coordenador destaca que a Defesa Civil e a prefeitura estão prestando auxílio às famílias. Quem precisar de ajuda deve contatar Santos pelo telefone (55) 99122-3576 ou então a Brigada Militar pelo 190 ou Corpo de Bombeiros pelo 193.



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Sete trechos de rodovias gaúchas estão bloqueados por causa da chuva; confira quais são Anterior

Sete trechos de rodovias gaúchas estão bloqueados por causa da chuva; confira quais são

Ministério Público anuncia os promotores que atuarão no novo julgamento do Caso Kiss Próximo

Ministério Público anuncia os promotores que atuarão no novo julgamento do Caso Kiss

Geral