uma tonelada

Vendas da Festa do Moranguinho e da Cuca de Agudo superam expectativa


style="width: 100%;" data-filename="retriever">Foto: Marcelo Oliveira (Diário)

Durante a tarde desta segunda-feira, o CDN Entrevista recebeu a secretária de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo de Agudo, Djulia Ziemann, e a extensionista Cláudia Bernardini, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). As convidadas falaram a jornalista Janaína Wille para falar sobre a 23ª Festa do Moranguinho e da Cuca, que movimentou o último final de semana da região. A venda da fruta, marca registrada do município, superou a expectativa e bateu a marca de uma tonelada. 

A produção de morangos do município de Agudo vem sendo destaque nas últimas semanas. Aqueles que frequentam a RSC-287 próximo a Santa Maria e à Quarta Colônia, puderam verificar que, durante o período de verão, é mais frequente encontrar tendas de morangos na estrada. Isso porque as produções crescem cada vez mais. Para ver a entrevista na íntegra, assista o vídeo a seguir: 

Só no ano passado, foram colhidas cerca 500 toneladas de morangos em Agudo, movimentando mais de R$4,5 milhões. Considerada a maior fonte de morangos na Região Central, Agudo tem a produção da fruta como a quarta maior força econômica do município.

Pandemia foi impulso para bailarina fundar escola de dança, que celebra um ano

De acordo com Djulia, a 23º edição da festividade teve um balanço significativo, superando as expectativas da organização, tendo vista a recém retomada de eventos e todos os protocolos ainda exigidos.

- Foram cerca de uma tonelada de morangos e de duas mil cucas comercializadas na feira, sendo 250 somente do estande das cucas premiadas. Essas foram conhecidas no dia 26 de outubro, no concurso de cucas de Agudo. O evento serviu para que quatro confeiteiras fossem escolhidas, cada uma apresentando sua produção e, após, as mesmas serem comercializadas. - comentou a secretária.

CHOPP 
Por conta da temperatura, o consumo do chopp também foi muito frequente no evento. Uma novidade, foi o chopp de morango, cujas vendas ultrapassaram as expectativas da organização. Para a próxima edição, o plano é preparar ainda mais desse novo chopp.

- Foram quase três dias de verão, dias bem quentes que tivemos durante a realização da festa, isso auxiliou que as pessoas acompanhassem a feira, - comentou Djulia.

O comércio em geral também anunciou um bom fluxo de vendas durante a circulação na cidade, assim como os produtores rurais e artesãos que superaram seu funcionamento diário. O que caracteriza bons rendimentos em vista do grande impacto causado pela pandemia da Covid-19.

Venda de diesel já tem restrições em distribuidoras, mas não há risco de desabastecimento

Uma outra diferença neste ano, realizada para auxiliar o produtor, foi a não comercialização das estandes.

VALORIZAÇÃO DO PRODUTOR LOCAL
- Nós modificamos ela (a feira) em relação aos anteriores. Neste ano a prefeitura municipal disponibilizou espaços gratuitos para interessados, e eles puderam usufruir desse espaço por três dias sem pagar nada disso. Além disso, todos expositores eram agudenses para valorização de 100% do produtor local -, explicou a secretária.

Para Cláudia, a feira exerce função de grande valor na economia agudense.

- A feira cumpre dois papeis importantes na minha opinião. Uma que é de vitrine, e outra que é de espaço de venda e comercialização, desses produtos de qualidade que são a cuca e o morango - comentou Cláudia.

A extensionista também falou sobre o Pró-Morango. Uma nova política pública que busca olhar mais de perto a cadeia produtiva do morango.

- O produtor, ele acessa programa, primeiramente, através de um curso, e depois ele começa a ter os benefícios, e um deles tem o olhar pro turismo, por causa da questão dos visitantes que vem conhecer o produto, e também para esse espaço de feira - explicou a extensionista.

OUÇA
O programa CDN Entrevista vai ao ar de segunda a sexta nos 93.5FM ou via internet, das 14h às 16h.



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Tardes quentes vão predominar os dias de novembro na região

Próximo

Pandemia foi impulso para bailarina fundar escola de dança, que celebra um ano

Geral