Greve dos professores

Veja a situação de cada escola estadual de Santa Maria

Naiôn Curcino

"

Após o feriado municipal, diretores e alunos de escolas estaduais puderam ver o tamanho da adesão à greve dos professores em cada colégio de Santa Maria. Em alguns locais, somente reuniões durante a noite de ontem poderiam dar um diagnóstico da situação.

Das 39 escolas estaduais de Santa Maria, a reportagem conseguiu informações sobre a greve em 28 colégios, dados que foram passados pela direção ou por professores dos estabelecimentos. Veja abaixo o levantamento.

Nesta quarta-feira, uma passeata mobilizou centenas de estudantes e professores em Santa Maria.

Nos 23 municípios da região de cobertura da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE), conforme levantamento da própria entidade, 47 das 108 escolas estão com aulas normais. Outras 23 estão em greve e 38 com paralisação parcial.

Alunos protestam e trancam avenida em Santa Maria

Em pelo cinco escolas de Santa Maria, todos os alunos estão sem aulas por conta da greve, segundo levantamento do Diário. Em 17 colégios, a adesão é parcial, e em seis, as aulas seguem normais. Já a 8ª CRE afirma que 10 escolas, das 39, aderiram à paralisação.

Na região, escolas ocupadas

Em São Gabriel e em Caçapava do Sul, alunos ocupam duas escolas. Em São Gabriel, cerca de 70 alunos se revezam desde segunda-feira na Escola Estadual José Sampaio Marques da Luz.

Já em Caçapava do Sul, 25 estudantes pretendiam dormir na escola na noite desta quarta-feira. Na terça-feira, eles tiveram de voltar para casa após a direção ter acionado o Conselho Tutelar. Ela cogitava, também, chamar a Brigada Militar para assegurar que não houvesse pernoite no colégio.

Greve dos professores tem apoio dos alunos em duas escolas em Santa Maria

Os estudantes tinham autorizações dos pais para ficar na escola, mas não havia o horário de permissão. Por isso, por volta da 1h, eles foram para casa. Nesta quarta-feira, os manifestantes haviam providenciado novas autorizações e fariam uma segunda tentativa.

As duas cidades não são da 8ª CRE, mas, nos 23 municípios da região de abrangência do órgão, a expectativa da coordenadora, Simone Coradini, é que, na semana que vem, a greve seja amenizada, após reunião e encaminhamentos sobre a pauta de reivindicações de alunos e professores.

Greve

Colégio Manoel Ribas
Total de professores – 120
Em greve – A maioria
Total de alunos – 1,5 mil

Escola General Edson Figueiredo
Total de professores – 57
Em greve – 55
Total de alunos – não soube informar
Sem aula – não soube informar

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Segunda morte por gripe A é confirmada em Santa Maria

Próximo

Homem que se passava por veterinário para vacinar animais contra o zika vírus é preso 

Geral