caso kiss

Vaquinha para custear viagem de familiares arrecadou 26% da meta

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)

A menos de quatro dias para o início do julgamento do primeiro réu da Kiss, Luciano Bonilha Leão, a vaquinha promovida pela Associação (AVTSM) arrecadou 26% da meta, que é de R$ 30 mil. O valor proposto na vaquinha online quer auxiliar no custeio de despesas de transporte, hospedagem, alimentação e estruturas de apoio para familiares de vítimas e sobreviventes que devem vir à cidade para acompanhar o começo do desfecho do processo, que tramita na justiça há mais de sete anos.

Como será a estrutura do júri da Kiss em Santa Maria

Depois da ida e vinda de uma série de recursos judiciais, a primeira parte do júri está marcada em Santa Maria na próxima segunda-feira. Os outros três réus - Elissandro Callegaro Spohr, Mauro Londero Hoffman e Marcelo de Jesus dos Santos - devem ser julgados em Porto Alegre, ainda sem data definida. Os R$ 7,8 mil reais arrecadados até agora vêm de 57 diferentes doadores, conforme informações fornecidas pela plataforma de doação.

Lançada em 29 de janeiro a vaquinha online continua recebendo as doações até o início de maio. O valor arrecadado, além de dar suporte aos familiares que estarão presentes no júri de Santa Maria, também será importante para o custeio das despesas das famílias em Porto Alegre. As doações podem ser feitas através do site da vakinha online.  

Segundo o presidente da AVTSM, Flávio Silva, a ideia é que no dia do julgamento uma tenda fique próximo ao Centro de Convenções, local do julgamento, para que os familiares que não quiserem assistir ao júri possam ficar reunidos. Na tenda, profissionais de saúde da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e da Universidade Franciscana (UFN) estarão dando apoio as famílias. 

- A instalação da tenda está meio difícil. O magistrado não quer permitir uma tenda nas proximidades do local do julgamento. Vou enviar um ofício para o reitor pedindo o local específico que não fique muito longe para a instalação - conta Flávio.

ÚLTIMA VIGÍLIA
Na quarta-feira foi o dia da AVTSM se reunir para a última vigília antes do júri, aguardando desde a madrugada do dia 27 de janeiro de 2013. Assim como em outras edições, o grupo de mães faz a arrecadação de lãs para a confecção dos Quadradinhos de Amor.

Conforme Flávio, o júri se aproximando, faz com que a ansiedade aumente cada vez mais e que a justiça seja realmente feita. 

Na tarde desta quinta-feira, a associação estará reunida com os profissionais de saúde que atuarão no dia do júri na rede de apoio aos familiares. 

As famílias que quiserem assistir o julgamento:

  • E-mail _ [email protected] , com o título 'familiar' 
  • Informações - (55)3220-8356, com Bruno Flores - (55) 99234-8179 - Flávio Silva

*Colaborou Chaiane Appelt e Laíz Lacerda

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Secretário testa positivo para coronavírus, e Bolsonaro passa a ser monitorado

Próximo

Calourada reúne público recorde na Praça Saturnino de Brito

Geral