Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo abre inscrições para ingresso em 2023

Rebeca Kroll

Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo abre inscrições para ingresso em 2023
Foto: Reprodução (UFSM)

A Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo (UEIIA) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) abriu inscrições para a seleção de ingresso para o preenchimento de vagas e formação de cadastro reserva para o ano letivo de 2023. Podem ser inscritas crianças na faixa etária de quatro meses até cinco anos e 11 meses, tendo como referência a idade da criança no dia 31 de março de 2023. A inscrição deverá ser realizada pelo link até 27 de dezembro e é gratuita.

O processo seletivo para ingresso no Ipê Amarelo é realizado anualmente. Os critérios para participar da seleção são que os pais residam ou trabalhem em Santa Maria e que as crianças pertençam à faixa-etária estipulada. Após o encerramento do período de inscrições, é realizado um sorteio público para preenchimento das vagas que são geradas a partir da saída de crianças que completam seis anos de idade e se encaminham para o ensino fundamental.

O sorteio será realizado no dia 11 de janeiro de 2023, no campus sede da UFSM, no Auditório do Colégio Politécnico, prédio 70, Bloco B, a partir das 10h. A Lista definitiva de crianças classificadas para vagas e cadastro reserva será publicada na página da UEIIA no dia 17 de janeiro.

No total são ofertadas nove vagas, quatro para crianças de dois anos, quatro para crianças de três anos e uma vaga integral para crianças de um ano. Os demais inscritos para o cadastro reserva poderão ser chamados de acordo com a disponibilidade de vagas, em caso de não apresentação ou inconsistência na documentação apresentada, não realização de matrícula e/ou desistência de vaga de uma criança já matriculada na UEIIA.

Mais informações podem ser conferidas no edital.

A creche

O Ipê Amarelo é resultado de uma demanda que surgiu por parte dos servidores da UFSM para a criação de um local que pudesse atender seus filhos e já atua há 30 anos na instituição.

Em 2002, o Ipê Amarelo passou a ser um projeto de ensino, pesquisa e extensão do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) do Centro de Educação (CE) da UFSM. Essa configuração, que permanece até hoje, faz com que o acesso, antes restrito a filhos de servidores da Universidade, torne-se aberto a toda a comunidade.

Atualmente, a creche acolhe 111 crianças, sendo que 60% delas permanecem na unidade em tempo integral. As crianças são divididas em sete turmas nos turnos da manhã e da tarde, totalizando 14 turmas. As categorias são berçário I (4 meses a 1 ano), berçário II (a partir de 1 ano até 2 anos) e outras cinco turmas multi-idades (crianças de 2 a 5 anos). Cada turma conta com dois professores responsáveis (um professor federal concursado e um professor contratado), além de graduandos dos cursos de Pedagogia e Educação Especial.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

UFSM homenageia mais de 200 membros premiados em 2022 Anterior

UFSM homenageia mais de 200 membros premiados em 2022

Cabeça humana é encontrada dentro de mochila em Porto Alegre Próximo

Cabeça humana é encontrada dentro de mochila em Porto Alegre

Geral