Um ano para se aventurar no amor: o que dizem as cartas e os búzios sobre 2024

Letícia Almansa Klusener e Vitória Parise

O ano de 2023 chega ao fim. A partir de agora, tudo é 2024. São muitos os desejos para o ciclo que se inicia. E os profissionais que trabalham com previsões por meio de oráculos focam nas previsões para o que nos reserva o próximo ano. O Diário conversou com especialistas para saber o que podemos esperar de 2024 a partir das cartas e dos búzios.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Nas cartas, Mãe Gabriela, uma das especialistas consultadas, vê 2024 como o ano da colheita, principalmente durante o primeiro semestre, que terá forte influência de Exu, um dos regentes. Será uma oportunidade para colocar em prática todos os aprendizados vividos em 2023, em meio a uma energia ágil que instiga a comunicação e o movimento.

Foto: Nathália Schneider

Pela tradição de matriz africana, o Orixá regente é o Exu Bará. Segundo Pai Claito de Xangô, ele é uma divindade forte. Não vem apenas para abrir caminhos, mas também para fechar muitas portas e alterar trajetos. 2023 foi um ano de provações e renovação da fé com Oxalá. A indicação para o próximo ano é concentração no que é importante e revisão de conceitos.

Foto: Nathália Schneider

Confira na sequência as previsões nas áreas de relacionamentos, saúde, economia, política e esporte.

Os métodos

Os dois métodos consultados pela reportagem do Diário servem para desafios do dia a dia, uma proposta de emprego ou até mesmo um conselho. Nos búzios, Pai Claito é orientado por divindades de matriz africana. Já o baralho, de acordo com Mãe Gabriela, vibra em uma frequência espiritual diferente, do qual o oráculo é composto por 36 cartas.

Muito amor para os solteiros

Sobre o amor, ao consultar os búzios, Pai Claito explica que será um ano de novos amores e daqueles que “vêm para ficar”. Além disso, aqueles que já estão em um relacionamento, estarão em “corda bamba”:

– Este próximo ano não se segura aquele amor que não for realmente verdadeiro. Aqueles que quiserem apostar em novos relacionamentos, essa é a hora. Tomar cuidado com amores passageiros, são complicados.

Ainda sobre relacionamentos afetivos, as crianças serão a “geração da garra” no ano de 2024:

– Elas serão uma nova geração de garra, serão crianças fortes e decididas, isso inclui um temperamento forte.

Para os casados, o baralho pede para resolver problemas e angústias pendentes do passado. Segundo Mãe Gabriela, 2024 será um ano decisivo, que pede muito diálogo e maturidade para renovar ou encerrar ciclos amorosos.

— Também é um convite para sair da zona de conforto, procurar coisas diferentes para movimentar a relação.

Já os solteiros estarão com a energia sexual a flor da pele durante muitos períodos de 2024, aumentando os casos de relacionamentos casuais. Mas Mãe Gabriela alerta para uma possível surpresa:

— Nesses encontros casuais, eu vejo que muitos vão acabar se encontrando, entende? Com uma sintonia legal que vai além de um encontro, de só um toque. Então, muitos irão se encontrar nesse ano com essa sintonia que é maravilhosa, mas é preciso ter paciência e viver, não ficar só esperando. [...] É importante lembrar para que todos se cuidem e façam tudo com cuidado para evitar ISTs - reforça.

Atenção com a saúde

Na área da saúde, a principal atenção deve ser em relação à saúde masculina. Segundo Pai Claito, muitas cirurgias devem ser realizadas:

– Os homens precisam se atentar aos problemas de próstata. É preciso ter cuidado também com a área urinária e no sangue.

Segundo mãe Gabriela, o ano de 2024 no país será marcado por muitos problemas cardíacos, principalmente nos jovens. O número de casos sobe devido ao consumo desenfreado de alimentos com muitos conservantes e alto consumo de cafeína, intensificando também os sintomas de ansiedade.

– O ideal seria diminuir o consumo de químicos (remédios) e investir em uma alimentação orgânica, dentro das necessidades de cada um — explica.

Em Santa Maria, o cuidado da saúde mental deve ser ainda maior. Como 2024 terá uma forte energia voltada para a comunicação, será imprescindível manter uma boa relação com os amigos e desabafar sempre que necessário. Mãe Gabriela destaca que não devemos deixar a rotina impedir de encontrar quem nos quer bem.

— Aproveita e alimenta as amizades verdadeiras e não deixa as falsas tomarem conta, porque vai estar o fluxo da comunicação. A gente só vai ter que aprender a filtrar e manter as verdadeiras.

Santa-marienses com dinheiro no bolso?

Em relação ao trabalho, o ano será de progresso, como explica Pai Claito. E 2024 será um ano de colheita. É preciso também pensar com cuidado em novos projetos e negócios, orientações daqueles de confiança, como uma religião ou um mentor serão fundamentais durante o período:

– Tenha atenção: a inveja daqueles que não correm atrás da evolução estarão em alta. Não conte novidades antes de tudo estar bem executado.

Até junho a economia estaria balanceada, segundo a leitura dos búzios de Pai Claito. Mas de junho a dezembro é preciso ter atenção:

Para quem busca um novo trabalho, boas notícias. O ano de 2024 será de muitas oportunidades, já que Mãe Gabriela vê uma grande expansão do setor econômico em Santa Maria, gerando ainda mais empregos. Por isso, o conselho é se reinventar e sair da zona de conforto:

— Se tu tá vendo que não tá dando certo, não desgasta a tua energia naquela busca e vai para outro lado, porque, de repente, uma área nova pode surgir.

Por isso, para quem pensa em trocar de área, é o momento.

Para quem pretende seguir na mesma área, deve investir em atividades que possam aprimorar o trabalho já realizado. Mãe Gabriela reforça que será preciso deixar o “comodismo” de lado.

E na política

Renovação. Pai Claito, ao consultar os búzios, explica que será um cenário de abrir novas portas:

– Muita coisa escondida no cenário nacional será trazida à tona.

Para Mãe Gabriela, alguns conflitos internos devem atrasar os avanços da atual gestão:

– A situação vai estabilizar um pouquinho em 2025, até porque tem muita coisa oculta ainda do governo passado. A movimentação será muito grande, com risco de conflito econômico - diz.

Em Santa Maria, o ano eleitoral será de inovação:

— Vejo novas propostas sendo bem aceitas pela população, que não vai estar tão fechada como nas eleições anteriores.

Esporte

O futebol não é algo à parte da sociedade. É nele que podemos entender funcionamentos da política, educação e relacionamento entre as pessoas. Questionamos os oráculos para saber o futuro do futebol gaúcho e como ele será para Inter e Grêmio.

– No lado colorado, muitas mudanças. Algumas pessoas que estão no clube estão o prendendo de certa forma, fazendo com que ele não evolua.

Já para o lado tricolor, não há muitas mudanças:

– Não vejo aqui o Grêmio caminhando muito. Precisa se mexer mais. O Orixá que pede, mas não pode ser na “base do grito”. Vai conseguir as coisas na base do diálogo e na conversa. Muitos jogadores ainda vão chegar – explica Pai Claito.

Quanto ao esporte local, o Orixá diz que duas mudanças são necessárias para que o Inter de Santa Maria retorne à elite do futebol gaúcho:

– São necessárias duas mudanças. Precisa correr e pressionar e conquistará. Os búzios também me dizem que seria necessário a presença de uma mulher no ambiente do clube.

No futebol, Mãe Gabriela vê um ano de resguardo para a Seleção Brasileira:

— O ano vai trazer algumas perdas, muitas delas serão estratégicas e motivadas por dinheiro para resolver questões econômicas ocultas do futebol. Eu vejo que os destaques no Brasil irão ficar para outras modalidades — conta.

Mudanças climáticas

Os búzios alertam para a necessidade de ainda mais atenção à natureza:

– O pessoal tem que cuidar, tem que agir mais e não poluir, não machucar a natureza. O Orixá diz aqui que após todos esses anos, o que o ser humano fez, a natureza se revoltou. E está revoltada.

Nas cartas, Mãe Gabriela vê uma grande necessidade de ser mais responsável com o planeta Terra. Ela conta que o ano será regido por almas que trazem o cuidado com aquilo que será concreto:

As pessoas precisam reciclar mais, cuidar da água, evitar desperdícios. Sabe aquela frase “somos todos um?” Isso vale muito agora em 2024, ter esse cuidado com a Terra para que a gente possa se fortalecer nesse ano.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

O que significa 2024 ser regido por Saturno; número do ano será o 8 Anterior

O que significa 2024 ser regido por Saturno; número do ano será o 8

Retrospectiva 2023: confira as 10 matérias mais lidas no site do Diário Próximo

Retrospectiva 2023: confira as 10 matérias mais lidas no site do Diário

Geral