A última Parada de Natal do ano reuniu santa-marienses que passavam pela Avenida Rio Branco e pela Rua do Acampamento. O calor não estava tão intenso quanto nos dois desfiles anteriores, mas mesmo assim quem estava com as fantasias de papais noéis, duendes e palhaços enfrentou o sol da manhã deste sábado (17), às 10h, com um sorriso no rosto e levou muita alegria e balinhas para o público. O desfile faz parte da programação do Viva o Natal, realizado pela prefeitura de Santa Maria.
Conforme a secretaria Municipal de Cultura, como das outras vezes, 200 artistas participaram da Parada. As alas foram compostas: pela Banda Marcial do Colégio Manoel Ribas, as bailarinas do Projeto Social Dançando Educar, os duendes dos Encantadores de Natal, Companhia Armazém, os carros antigos do Espaço Roda D’água, a percussão do Projeto Social Atoque, os dançarinos da Vintage, atores do Teatro Por Que Não?, a Corsan com dançarinos, dindinho – trenzinho – e, participando pela primeira vez, os integrantes do grupo Papais Noéis do Bairro Itararé.
Grinch vai ao Natal
Pela primeira vez como participante da Parada, a maquiadora artística Bruna Soares de Mello, 26 anos, decidiu ir em homenagem ao personagem Grinch, que não gostava muito do Natal, mas acabou amolecendo o coração para a época mais encantada do ano.
– Eu decidi fazer uma homenagem a este personagem, por causa de toda a história do filme. No final ela muda de ideia em relação ao Natal, espero que as pessoas gostem.
A psicóloga e bailarina da Vintage Dance Studio Joana Missio, 27 anos, participou de todos os desfiles do Viva o Natal deste ano:
– Hoje está mais fresquinho e fica um pouco melhor para gente, mas mesmo assim não nos abalamos. As crianças e os adultos também se encantam com a Parada – conta Joana.
O duende e estudante Gabriel Garcia, 9, participa desde os 4 anos da Companhia Armazém. Ele adorou todas as Paradas, apesar cansar um pouco com o calor:
– Eu adorei todas as que tiveram este ano. Hoje vou no dindin junto com o Papai Noel.
Algeria para o público
De acordo com a psicóloga Bruna Pizarro, 35, ela e a filha Bethânia, 6, ficaram sabendo do desfile por meio das redes sociais dos meios de comunicação da cidade. As duas já participaram de outras atividades da programação do Viva o Natal e a essa última Parada não podiam perder:
– Vamos acompanhar pela Rua do Acampamento os artistas, fico feliz que conseguimos ver hoje essa, as outras ainda não tinhamos participado. Já conseguimos assistir os eventos na Praça Saldanha Marinho, como a apresentação do Teatro Por Que Não? – explica a psicóloga.
Acompanhando as músicas natalinas, o estudante Enzo Gabriel Ferreira, 7, nunca tinha assistido a Parada antes. Ele adorou os carros antigos que levavam os papais noéis que estavam distribuindo balinhas para o público.
A Parada de Natal, começou em 2017, junto com a programação do Viva o Natal. Nesta edição de 2022 é uma realização da Prefeitura Municipal e do Sindilojas Região Centro; Co-realização da CDL, do Sesc Santa Maria, da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism) e da Associação de Hotéis Restaurantes e Agências de Viagens (AHTURR). Tem apoio da EON. O Patrocínio é da Farmácias São João, Construtora Jobim, Rede Vivo Supermercados, Verdes Vales, Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos (CRVR), RGE e Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) – Corsan.
Programação do Viva o Natal
Dia 23, às 20h – Natal, uma canção de amor: espetáculo musical com 28 integrantes no elenco, reunindo dança, música, arte circense e teatro, produzido e integrado por artistas locais, às 20h, na Praça Saldanha Marinho;
Dias 4 e 18, das 16h às 19h, e dias 19 a 23, das 18h às 20h – Passeio de Dindinho com os Duendes – as crianças poderão andar de trenzinho, acompanhada pelos duendes do Natal, em um passeio emocionante pelo Distrito Criativo Centro-Gare;
De 3 a 20, às 19h – Espetáculos no Quintal da Casa do Papai Noel, às 19h, na Praça Saldanha Marinho;
Dias 7 a 10, e 14 a 23, das 18h às 20h – Casa do Papai Noel também vai receber o Bom Velhinho. Além da Casa, o Noel vai contar com um parquinho, com renas, bancos e uma bota gigante, das 18h às 20h.
Leia todas as notícias