UFSM promove mostra sobre o Teatro Universitário Independente (TUI) até sexta-feira

Bernardo Abbad

UFSM promove mostra sobre o Teatro Universitário Independente (TUI) até sexta-feira
Fotos: Eduardo Ramos

Os 60 anos de história do Teatro Universitário Independente (TUI), importante grupo da cena teatral de Santa Maria e do interior do estado, podem ser conferidos através de flâmulas de tecidos e vídeos em uma mostra na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A exposição “A Insistência pelo Teatro no Brasil: a memória do Teatro Universitário Independente” fica instalada na Sala Cláudio Carriconde, no Prédio 40 do campus da universidade, até sexta-feira, 7.Com curadoria dos professores Fabiana Fontana e Elcio Rossini, a exposição retrata um fenômeno local, para abordar a memória do teatro brasileiro. Poucos episódios da trajetória do TUI foram sistematizados e analisados e os resquícios apresentados na exposição são materiais encontrados em um acervo que corre o risco da degradação. Eles mostram a imensa tarefa que envolve preservar a memória documental e escrever a história do grupo e do teatro, em Santa Maria e no Brasil. “A Insistência pelo Teatro no Brasil: a memória do Teatro Universitário Independente” conta ainda com Atílio Alencar, Marcele Nascimento, Raquel Guerra, Valéria Antunes e Matheus Meller na equipe.

Leia também

Pedro Bandeira é um dos destaques da Festa Literária de Santa Maria (Flism), que volta a ocorrer em formato presencialConheça Solar, novo espaço artístico de Santa Maria, com exposição homônima aberta ao públicoEm entrevista à Revista MIX, Cláudia Abreu, que se apresenta em Santa Maria na quinta, fala do mergulho no universo de Virginia WoolfPrefeitura abre inscrições para edital que disponibiliza R$ 142 mil para projetos culturaisGravação de filme nacional em Cacequi conta com Murilo Rosa e 30 participações locais no elenco

Professora Fabiana Fontana dá aula durante a exposição

Conforme a bolsista Valéria Antunes, a exposição é parte do projeto de extensão “Clenio Faccin e o Teatro Universitário Independente”, vinculado ao Departamento de Artes Cênicas da UFSM.

– A exposição foi uma via que encontramos para que a memória do Clenio e do TUI chegassem até o público, por meio de pesquisas no acervo do DCE, da Reitoria e do próprio TUI. Quando falamos em cena teatral de Santa Maria, deixamos intrínseco que ela constitui algo maior, que é a cena brasileira, para descentralizar essa ideia de que o teatro nacional está restrito ao eixo Rio-São Paulo – comenta Valéria.

Agende-se

O que – Exposição “A Insistência pelo Teatro no Brasil: a memória do Teatro Universitário Independente”Quando – Até sexta-feira, dia 07, das 8h às 12h e das 14h às 18hOnde – Sala de Exposição Cláudio Carriconde, no Prédio 40 do campus da UFSMQuanto – De graça

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Caso Gabriel: família e amigos farão vigília na data que marca dois meses da morte do jovem Anterior

Caso Gabriel: família e amigos farão vigília na data que marca dois meses da morte do jovem

Divulgadas as canções que irão disputar a 29ª Tertúlia Musical Nativista Próximo

Divulgadas as canções que irão disputar a 29ª Tertúlia Musical Nativista

Geral