memorial da vida

UFSM lança pedra fundamental de memorial em homenagens à vítima da Kiss

A pedra fundamental do Memorial da Vida - obra que será construída em homenagem às 242 vítimas do incêndio na Kiss na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - será lançada na terça-feira, dia 27 de março. A solenidade começa às 11h no Centro de Convenções.

Ainda na terça-feira, data que a tragédia completa mais um mês, será exibido o documentário Depóis Daquele Dia, no Cineclube Boca, no auditório do dia 27. O documentário, dirigido pela jornalista Luciane Treulieb, irmã de uma das vítimas do incêndio, será exibido a partir das 19h. A produção do audiovisual é da TV Ovo. 

UFSM vai lançar memorial em homenagem às vítimas da Kiss

Desde abril de 2017, uma comissão composta por servidores da UFSM e por dirigentes da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) planeja um espaço de homenagens para as vítimas da tragédia na boate Kiss dentro do campus, principalmente dedicado aos estudantes da instituição. Um projeto arquitetônico preliminar foi apresentado em dezembro por um grupo de estudantes de Arquitetura e Urbanismo, vinculados ao Laboratório de Paisagismo e Arquitetura, coordenado pelo professor Luis Guilherme Pippi, integrante da comissão.

MEMORIAL DA VIDA

O professor Luis Guilherme Pippi informa que foi apresentada uma ideia inicial e a partir dela serão organizados o anteprojeto e o projeto executivo do Memorial. O projeto preliminar prevê uma passarela, rodeada por um espelho d'água com 242 esguichos, que dá acesso a um prédio com hall para exposições e salas multimídia.

40 projetos gaúchos concorrem à criação do memorial da Kiss

A edificação conta com um terraço-jardim que funcionará como mirante para os morros da cidade, áreas verdes do campus e o Centro de Convenções. O prédio, todo idealizado em vidro para estimular o contato com a natureza, ainda dará acesso a um monumento em formato de coração em meio a outro espelho d'água. No entorno, o projeto prevê a plantação de 242 espécies de árvores que florescerão em tempos distintos durante todas as estações do ano, e uma espécie de arquibancada ao ar livre com platôs para descanso e contemplação. A comissão e os gestores da UFSM avaliam as necessidades técnicas e de investimento para a construção do espaço dentro do campus da UFSM nos próximos anos. 


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Assine o Diário e ganhe a coleção 'Petites Casseroles' Anterior

Assine o Diário e ganhe a coleção 'Petites Casseroles'

Frente fria chega ao Estado com risco de granizo, vento forte e chuvarada Próximo

Frente fria chega ao Estado com risco de granizo, vento forte e chuvarada

Geral