revitalização

UFSM lança licitação para reforma do prédio da antiga Reitoria

Gustavo Martinez

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Gabriel Haesbaert (Arquivo Diário)

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) publicou, nesta segunda-feira, a licitação para tomada de preços de obras para reforma e adequação do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI) do prédio da antiga Reitoria, localizado na Rua Floriano Peixoto.

Em entrevista ao programa Bom Dia, Cidade, da CDN, nesta terça-feira, o reitor Paulo Afonso Burmann comentou sobre o projeto que deve, além de reformar e adequar o PPCI, regularizar as instalações elétricas da estrutura.

- O prédio da antiga Reitoria é para ser um prédio de relações comunitárias, um prédio para abrigar atividades da universidade, projetos que tenham estreita ligação com a comunidade - comentou o reitor.

13ª Região Tradicionalista oferece curso de culinária sustentável

O objetivo é alojar os projetos de extensão no centro da cidade, para ter um contato maior com a comunidade santa-mariense. Como exemplos, Burmann citou a Assistência Jurídica - que já funciona na antiga Reitoria - e a Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (AGITTEC), que hoje funciona no campus do bairro Camobi.

O reitor também afirmou que será montado um espaço para co-working e inovação. A ideia é que pelo menos um andar do prédio seja direcionado para isso.

No momento, ainda não há prazos para a realização das obras, uma vez que, segundo Burmann, estão ligados a questões orçamentárias da universidade e à capacidade da instituição de captar recursos para a reforma do prédio. A estimativa é de um investimento entre R$ 6 e R$ 7 milhões.

O reitor também negou qualquer possibilidade da realização de aulas dos cursos da UFSM na antiga Reitoria.

- Não tem nenhum projeto que envolva o retorno das aulas para aquele espaço. A não ser algum curso, a ser ministrado em algumas salas, mas não aulas formais. Isso não vai acontecer tão cedo. Não está no projeto da universidade, uma vez que todos os cursos estão no campus - afirmou Burmann.

Hemocentro de Santa Maria precisa com urgência de doação de todos os tipos de sangue

'GARAJÃO'
Logo ao lado do prédio da antiga Reitoria, na rua Astrogildo de Azevedo, fica uma antiga garagem da UFSM, conhecida como "garajão", hoje inutilizada e com uma série de problemas estruturais. Segundo Burmann, existem planos para a revitalização do terreno, que seria transformado em uma praça ligando as ruas Astrogildo de Azevedo e Dr. Alberto Pasqualini, a popular 24 Horas.

A ideia do reitor é lançar o projeto para o debate com a comunidade, a prefeitura, Câmara de Vereadores e "lideranças empresariais da região".

Essa será uma licitação diferente da desenvolvida para a reforma da antiga Reitoria.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Juiz nega uso de pirotecnia e permite troca de testemunha para o júri da Kiss

Próximo

FAB realiza Exercício Conjunto Tínia simulando conflito entre forças armadas

Geral