UFSM dá o pontapé inicial no Dia Mundial da Criatividade; confira como foi o primeiro dia

Maria Júlia Corrêa

UFSM dá o pontapé inicial no Dia Mundial da Criatividade; confira como foi o primeiro dia
Nesta quinta-feira (20), a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) deu o pontapé inicial no Dia Mundial da Criatividade. Considerado o maior evento colaborativo de criatividade do mundo, o encontro tem como foco acelerar o desenvolvimento criativo de cada um, para que as pessoas consigam contribuir para um mundo melhor.

Com palestras, rodas de conversa, oficinas e apresentações, o evento acontece em 100 cidades pelo mundo todo, inclusive aqui no Coração do Rio Grande.

A primeira programação do evento iniciou pela manhã, a partir das 9h, com rodas de conversa e oficinas no Centro de Convenções e no Jardim Botânico da UFSM. O destaque ficou por conta de Stella Maris Sanmartin, professora adjunta e chefe do Departamento de Artes Visuais do Centro de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo, em Vitória (ES), falando sobre as distintas territorialidades da criatividade, por meio de videoconferência. Também pela manhã, ocorreram palestras e oficinas no Mesa Brasil- SESC, no Bairro Urlândia.

Já pela tarde, o destaque foi o estadunidense Charlie Fink, falando sobre o metaverso, no Centro de Convenções. Quem iniciou a palestra, apresentando o currículo do produtor foi Daniel Bernardon, pró-reitor de Inovação e Empreendedorismo da UFSM, que logo depois passou o comando da transmissão para Charlie.

Foto: Maria Júlia Corrêa (Diário)

Com muito conteúdo para transmitir, o colunista da Forbes dos Estados Unidos e ex-presidente Criativo da Disney, falou sobre a seu livro “Metaverso” e de que forma as grandes empresas mundiais têm investido nesse tipo de tecnologia. Citou os constantes investimentos feitos nessa área, grandes produções cinematográficas feitas.

Charlie Fink também abordou como metaverso e Inteligência Artificial podem se unir e anunciou as possíveis “profissões do futuro”, que vão usufruir muito dessas duas tecnologias, tais como social media, infraestrutura, educação e criação, por exemplo. Outro ponto ressaltado por ele foi sobre a tecnologia, que ao mesmo tempo em que produz tantos avanços principalmente na última década, afeta as relações sociais.

Ao final de cerca de uma hora de palestra, Charlie abriu a roda de conversa para perguntas e tirou dúvidas da plateia.

Bruna Costa, estudante de Letras-Inglês, de 21 anos, estava presente na terceira fileira do Centro de Convenções e ouvia atenta os ensinamentos do palestrante sobre tecnologia e metaverso. Curiosa, ela conta que gostaria de aprender mais sobre o assunto, além de praticar o idioma:

— Como estudo Letras-Inglês, queria testar o meu conhecimento no idioma, já que o palestrante fala justamente o idioma que estudo. E consegui entender grande parte! Então não tinha oportunidade melhor para isso. Também gostei muito da iniciativa em ter um evento desse porte aqui na universidade, até com convidados internacionais — conta.

Quem deu continuidade ao evento, também no Centro de Convenções, foi Juliana Petermann, professora associada do Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM e professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFSM. Com o tema “Criatividade: todo mundo tem”, ela abordou como a correria do cotidiano pode diminuir a capacidade criativa de cada um.

Foto: Maria Júlia Corrêa (Diário)

Na primeira fileira, fazendo diversas anotações em sua agenda, estava José Diniz de Camargo, estudante de Tecnologia em Agronegócio, de 68 anos. Ele conta que fugiu um pouco das aulas no campus e foi até o Centro de Eventos prestigiar o evento:

— Estou achando muito interessante a palestra da Juliana Petermann. De fato, sinto que vamos perdendo nosso poder criativo conforme os anos passam e precisamos resgatá-lo de alguma forma, não somente para lidar com o mundo acadêmico, mas até para formular soluções para resolver os problemas do dia a dia — relata.

O Dia Mundial da Criatividade começou nesta quinta (20) e vai até o próximo sábado (22), com atrações gratuitas espalhadas por toda a cidade. A programação completa do evento você encontra neste link.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Presidente sanciona lei que determina proteção imediata a mulheres que denunciam violência Anterior

Presidente sanciona lei que determina proteção imediata a mulheres que denunciam violência

Governo libera R$ 2 bilhões para hospitais filantrópicos e Santas Casas Próximo

Governo libera R$ 2 bilhões para hospitais filantrópicos e Santas Casas

Geral