Música

Trio Irish Fellas leva a tradicional música irlandesa ao Theatro Treze de Maio

"

– Nos identificamos com a cultura, a música irlandesa e a vivacidade com que os músicos de lá interpretam as canções. É com essa energia e alegria que chegamos a Santa Maria – entrega Victor De Franceschi, do trio Irish Fellas, que faz show nesta quinta-feira, no Theatro Treze de Maio, em Santa Maria.

O grupo, formado por Franceschi (violão, piano e vocal),  Caetano Maschio Santos (banjo, violino, flauta, tin whistle, vocal) e Renato Muller (gaita ponto) traz à cidade canções típicas irlandesas – desde a música folclórica instrumental (algumas peças datadas dos séculos 18 e 19) até músicas cantadas, conhecidas como irish drinking songs, por descreverem a paisagem do cotidiano dos irlandeses, seus costumes, hábitos e traços característicos.

– Não temos músicas autorais. Nosso projeto com o Irish Fellas é reproduzir fielmente a sonoridade original, divulgar a música irlandesa. Apresentaremos valsas, polcas, canções históricas e de bares – explica Franceschi.

A surpresa musical da noite serão os arranjos que o trio acrescenta em algumas melodias: a mistura com a música tradicionalista gaúcha a partir da introdução da gaita ponto no espetáculo.

Uma viagem, novos sonhos

Em 2009, Caetano Santos morou na Europa para estudar jazz e depois viajou de mochilão, sem tempo certo para ficar em cada local. No ano seguinte, foi vez de Victor De Franceschi viver um tempo na Inglaterra e passar por outros países na experiência do mochilão. No retorno a Porto Alegre, ainda em 2010, Santos convidou Franceschi para começarem um novo projeto musical (os dois já trabalhavam com música): tocar música irlandesa nas ruas da Capital.

Convite aceito, os dois começaram a estudar as sonoridades musicais típicas do país e as primeiras apresentações foram nas ruas. Em 2011, Renato Muller integrou-se ao trio e a trupe seguiu se apresentando em bares gaúchos e por outros Estados.

Leia mais sobre cultura e lazer

No Rock In Rio 2013, o Irish Fellas representou a cultura irlandesa no espaço Rock Street - a cada edição esse espaço homenageia um país e naquele ano foi a Irlanda.
Em dezembro de 2014 a banda lançou o disco Come South Along The Road, que tem 12 faixas de música tradicional irlandesa.

– Esta noite mostraremos o trabalho do CD e das nossas misturas com a música regionalista. Com certeza, será uma apresentação alegre, com música diferente e muita diversão para o público – explica Franceschi, ao fazer o convite para o show.
A apresentação do  trio, que começa às 20h, é gratuita e integra o projeto Ecarta Musical de Porto Alegre.

Irish Fellas
Com
: Caetano Maschio Santos (banjo, violino, flauta, tin whistle, vocal), Renato Muller (gaita ponto) e Victor De Franceschi (violão, piano, vocal)
Quando: hoje, às 20h
Onde: Theatro Treze de Maio (Praça Saldanha Marinho, s/n)
Quanto: entrada gratuita
Informações: (55) 3028-0909

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Husm está com 41 vagas temporárias abertas para a área médica

Próximo

Vira-lata salva a vida de mulher atacada por pitbull em Santa Maria

Geral