Três pilares do Desenvolvimento Regional

Três pilares do Desenvolvimento Regional

Para desenvolver uma região é necessário ter governança qualificada, ações de transformação do ambiente e lideranças com força política. Em outras palavras, não adianta ter competência técnica administrativa, coragem e vontade de mexer com o status quo, ser respeitado como liderança, além-fronteiras, se ainda não ter esse tripé. Portanto, temos a obrigação de começar a construir esses três pilares de forma consciente e unida por todos agendes da sociedade local.

Conceito de GOVERNANÇA

A palavra governança vem do grego e significa direção, então, compreendemos como a pratica de dirigir a economia e a sociedade buscando atingir objetivos coletivos. Esse processo busca elucidar meios de identificar metas ou desejos comuns e, posteriormente, definir as rotinas para atingir as metas traçadas. Podemos pensar ser fácil a identificação de tais metas e, de forma simplista, imaginarmos mecanismos para tal atingimento. Porém, na prática, uma boa governança não é tarefa simples e não permite amadorismo. E podemos observar as consequências de gestões publicas negativas no dia a dia do país, dos Estados e da maioria dos munícipios.

Para termos uma governança qualificada e competente, é preciso estar atento a quatro funções: estabelecimento de metas, coordenação das metas, implantação e avaliação. Sempre lembrando que estas metas são os caminhos que governos e parceiros conduziram o destino da sociedade.

Essas quatro metas precisam ser bem realizadas e aplicadas, independentemente do regime ou sistema político. Se forem identificadas falhas, deve-se aplicar mecanismos de correção e de aperfeiçoamento.

Em resumo, governança é um conjunto de mecanismos de liderança, estratégia e controle, colocados em ação para, Avaliar, Direcionar e Avaliar a gestão, com perspectivas na condução de politicas públicas e prestação de serviços públicos.

Conceito de DISRUPTURA

Tem como significado quebra de continuidade, é uma ruptura, um rompimento. Em certo dia, ouvi de uma grande liderança local que Santa Maria necessita de um choque transformador para romper com as práticas atuais. Obviamente, não é possível alcançar resultados diferentes, fazendo as mesmas coisas. É preciso inovar, transformar para construir novas oportunidades e começar a trilhar o caminho do desenvolvimento. É necessário ousar, pensar em uma região diferente em atitudes, com iniciativas e coragem de buscar novos modos de operar em todos os setores da sociedade.

Sobre necessidade de FORÇA POLÍTICA

Poder político é a capacidade de influenciar as ações, as decisões de deslocamentos de investimentos e a aplicação de recursos e politicas públicas, priorizando alguma região. Para isso acontecer, é necessário ter representatividade política que defenda a região, que tenha interesse prático e estratégico no local. Será que nossa região tem tal força, nos parlamentos, no Executivo Estadual, na União ou autarquias?

Num país em que a atuação do Estado é focada no desenvolvimento econômico e social, o sistema de governança é estruturado e qualificado, possui coragem e vontade de romper com as práticas tradicionais, pensar para frente, no longo prazo, e tem força política representativa identificada e comprometida com a região. Em relação à nossa região central do Estado, quanto ao setor privado, tenho certeza que responderá às expectativas promovendo a geração de renda e absorção da força de trabalho.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Desfile de escola de samba marca o lançamento do Liquida Santa Maria Anterior

Desfile de escola de samba marca o lançamento do Liquida Santa Maria

Próximo

Homem fica ferido ao ser atingido com golpe de faca no peito em Santa Maria

Geral