Para desafogar o trânsito

Três avenidas de Santa Maria terão corredores de ônibus

Juliana Gelatti

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As sugestões do Plano Diretor de Mobilidade Urbana, encomendado pela prefeitura e amplamente discutido em 2013, devem começar a se tornar realidade. A partir de março, uma das conclusões que irá impactar na vida dos santa-marienses será colocada em prática: a criação de três corredores de ônibus em vias centrais de Santa Maria.

Segundo o secretário de Controle e Mobilidade Urbana, Miguel Passini, quatro avenidas e três ruas irão ganhar corredores de ônibus. O primeiro deles, que deve começar a ser implantado em março, abrange as avenidas João Luiz Pozzobon e Dores e as ruas General Neto, Riachuelo e André Marques, do trevo do Kastelinho até o cruzamento da André Marques com a Venâncio Aires. O projeto é que esse corredor seja preferencial aos ônibus, e não exclusivo, como é o da Rua do Acampamento:

_ Como há comércio nessas ruas, os ônibus terão preferência, mas se um carro precisar entrar na faixa para deixar alguém, por exemplo, será permitido _ explica o secretário de Mobilidade Urbana, Miguel Passini.
Outros dois corredores serão implantados. Um na Avenida Presidente Vargas, em continuação ao que já existe na Rua do Acampamento, e outro na Avenida Rio Branco.

Conforme o relatório do plano diretor, com o tempo outras ruas com grande fluxo de coletivos poderão receber corredores ou mesmo ter o sentido invertido.
Uma característica comum aos corredores de ônibus é que não haverá estacionamento nos trechos das ruas destinados aos coletivos. Na Avenida Dores, por onde deve passar um dos corredores, o estacionamento já foi proibido. Outra característica é que, nas avenidas, os corredores serão implantados nos dois sentidos do trânsito.

Mais velocidade e menor tempo de espera no semáforo

O objetivo dos corredores é acelerar a velocidade média em que os passageiros dos coletivos chegam aos seus destinos. Hoje é de14km/h a 17km/h. Além de diminuir os atrasos e dar mais qualidade e velocidade ao serviço de transporte coletivo, que pode se tornar atrativo a quem atualmente prefere ir de carro, ficar menos tempo em engarrafamentos e na fila de espera dos semáforos pode gerar queda nos custos do serviço, já que os ônibus serão melhor aproveitados.
Na lista de melhorias para a circulação dos coletivos está a inversão de sentido de ruas e a mudança nos trajetos das linhas.

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