As sugestões do Plano Diretor de Mobilidade Urbana, encomendado pela prefeitura e amplamente discutido em 2013, devem começar a se tornar realidade. A partir de março, uma das conclusões que irá impactar na vida dos santa-marienses será colocada em prática: a criação de três corredores de ônibus em vias centrais de Santa Maria.
Segundo o secretário de Controle e Mobilidade Urbana, Miguel Passini, quatro avenidas e três ruas irão ganhar corredores de ônibus. O primeiro deles, que deve começar a ser implantado em março, abrange as avenidas João Luiz Pozzobon e Dores e as ruas General Neto, Riachuelo e André Marques, do trevo do Kastelinho até o cruzamento da André Marques com a Venâncio Aires. O projeto é que esse corredor seja preferencial aos ônibus, e não exclusivo, como é o da Rua do Acampamento:
_ Como há comércio nessas ruas, os ônibus terão preferência, mas se um carro precisar entrar na faixa para deixar alguém, por exemplo, será permitido _ explica o secretário de Mobilidade Urbana, Miguel Passini.
Outros dois corredores serão implantados. Um na Avenida Presidente Vargas, em continuação ao que já existe na Rua do Acampamento, e outro na Avenida Rio Branco. Conforme o relatório do plano diretor, com o tempo outras ruas com grande fluxo de coletivos poderão receber corredores ou mesmo ter o sentido invertido.
Uma característica comum aos corredores de ônibus é que não haverá estacionamento nos trechos das ruas destinados aos coletivos. Na Avenida Dores, por onde deve passar um dos corredores, o estacionamento já foi proibido. Outra característica é que, nas avenidas, os corredores serão implantados nos dois sentidos do trânsito.
Mais velocidade e menor tempo de espera no semáforo
O objetivo dos corredores é acelerar a velocidade média em que os passageiros dos coletivos chegam aos seus destinos. Hoje é de 14km/h a 17km/h. Além de diminuir os atrasos e dar mais qualidade e velocidade ao serviço de transporte coletivo, que pode se tornar atrativo a quem atualmente prefere ir de carro, ficar menos tempo em engarrafamentos e na fila de espera dos semáforos pode gerar queda nos custos do serviço, já que os ônibus serão melhor aproveitados.
Na lista de melhorias para a circulação dos coletivos está a inversão de sentido de ruas e a mudança nos trajetos das linhas.
Linha Campus seguirá direto
A Secretaria de Mobilidade Urbana também prevê outras ações para agilizar o trânsito. Em março, deve ser testada uma medida própria para linhas do Centro ao campus da Universidade Federal de Santa Maria.
Nos horários de pico, alguns coletivos que vão para o campus, devidamente sinalizados, não irão parar em todos os pontos do caminho. Assim, quem embarcar no Centro, seguirá direto até a UFSM.
Além de garantir mais velocidade, o objetivo é tentar amenizar o problema da superlotação:
Alguns ônibus seguirão parando em todas as paradas. Outros, terão embarque em duas ou três pontos do Centro e, depois, só no Campus, voltado exatamente para quem vai para a UFSM, e não para no caminho explica o secretário Miguel Passini.
Sinaleira inteligente depende de verba federal
Outra medida prevista pela prefeitura, mas que ainda depende de verba federal, é a adoção de semáforos inteligentes nas esquinas por onde passarão os corredores de ônibus. Equipados com GPS, os semáforos regulam o cruzamento de ruas, dando preferência aos ônibus.