Trabalho de catadores será debatido em fórum em Santa Maria

Bibiana Pinheiro

Trabalho de catadores será debatido em fórum em Santa Maria
A implementação da coleta seletiva de lixo em Santa Maria vem sendo debate ano após ano. Nos mais recentes, a prefeitura projeta adotar um sistema de coleta e trabalho com os resíduos sólidos (material descartável possível de reciclar) até o primeiro semestre deste ano. Até lá, ações estão sendo feitas, como é o caso da reunião desta quinta-feira (16), em que representantes do Poder Público, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), sociedade civil e Movimento Tratado Cidadão (MTC) debateram três projetos relacionados à coleta. Uma cartilha educativa, o 2º Fórum Municipal de Resíduos Sólidos e um edital de extensão da federal.

Foto: Eduardo Ramos (Diário)

Fórum de Resíduos Sólidos

Para além de pontos de coleta e destino do material, há o capital humano – os catadores. O trabalho destes agentes será debatido no 2º Fórum Municipal de Resíduos Sólidos, em 24 de maio, na Câmara dos Vereadores. O evento é pensando para que comunidade em geral, poder público e privado, junto aos catadores, dialoguem sobre o trabalho destes agentes.

A invisibilidade deste grupo foi citada por Lise Brasil, coordenadora desde 2015 do projeto Recicle Arte, que pertence à incubadora tecnológica da universidade federal. Ela integra também o UFSM Nas Ruas, com foco nos catadores e pessoas em situação de rua na cidade. Para ela, falta apoio para esta comunidade, e legalização das associações recicladoras.

– Vim aqui no debate sobre o fórum para lutar pelos catadores de rua, que ninguém vê, tanto que nem água eles conseguem no centro da cidade. E pela coleta seletiva, que faz anos que estamos esperando. Vamos ver se dessa vez sai.

Lisa, costureira, oficineira, e coordenadora do projeto Recicle Arte. Foto: Eduardo Ramos (Diário)

Educação na prática

Pensada para circular na sociedade, a cartilha educativa criada pelas entidades presentes na reunião ilustrará quais resíduos sólidos podem ser aproveitados. Rudinei Soares Pereira, 64 anos, responsável pela Coordenadoria de Articulação e Fomento à Extensão da UFSM, salienta que, mesmo tratado como lixo, muitos descartes podem gerar renda para pessoas menos favorecidas.

Desde 2021, o Movimento Tratado Cidadão (MTC) já identificava a necessidade de trabalhar com resíduo sólido, sobretudo, com os catadores. Uma das coordenadoras, Jadete Barbosa Lampert, 76 anos, detalha a parceria com a UFSM. Eles estão contribuindo com a cartilha de conceitos básicos da coleta. A organização prevê o seu lançamento para o segundo semestre do ano.

Integrantes do Movimento Tratado Cidadão, Jadete e Antonio. Foto: Eduardo Ramos (Diário)

E para que os projetos dêem certo, Rudinei conta com um edital específico da extensão, em que a universidade irá disponibilizar recursos financeiras para desenvolver inúmeras ações. Serão pesquisadores e alunos trabalhando para oferecer à sociedade possíveis soluções no tema.

– Nós já temos mais de 100 projetos ou ações de extensão que foram previamente mapeadas em diferentes Centros de Ensino da universidade. Por exemplo, no campus de Frederico Westphalen temos o “Recicla Frederico” com uma grande cooperativa, que organiza o processo de coleta e gera renda aos participantes – detalha o coordenador.

O edital da UFSM deverá ser lançado ainda no mês de março, conforme a organização.

Debate

Também estiveram na reunião, Flavi Lisboa, pró-reitor de Extensão da UFSM, Ana Beatris de Deus Brusa, professora da instituição no curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, com foco nos temas de resíduo sólido e limpeza urbana. E Antonio Roberto Pereira, do grupo coordenador do Movimento Tratado Cidadão (MTC). Pela prefeitura e Comitê do Meio Ambiente, Ivan Nazaroff, engenheiro civil da Superintendência de Monitoramento e Fiscalização de Saneamento.

Contratos da coleta de lixo custarão quase R$ 10 milhões por seis meses

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Completando 28 anos, a Cia. Retalhos de Teatro apresenta espetáculos no fim de semana Anterior

Completando 28 anos, a Cia. Retalhos de Teatro apresenta espetáculos no fim de semana

Colisão entre caminhões deixa uma vítima no noroeste do Estado Próximo

Colisão entre caminhões deixa uma vítima no noroeste do Estado

Geral