números da pandemia

Total de casos de Covid em janeiro já é 13 vezes maior que dezembro

18.355

A média móvel de contaminação pelo coronavírus em Santa Maria é de 149 casos diários. O cálculo considera a média de notificações dos sete dias anteriores, e mostra o crescimento do contágio no município. Nos gráficos do Observatório de Informações em Saúde da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), é possível visualizar uma explosão no número de casos notificados após o dia 3 de janeiro. Para efeitos de comparação, em dezembro, a média móvel chegou perto de zero.


Fonte: Observatório de Informações em Saúde da UFSM (reprodução)
Casos registrados por dia entre 9 de dezembro e 12 de janeiro. Linha vermelha é a média móvel

População reclama de espera em meio ao sol para receber a vacina no Bairro Lorenzi

O cálculo leva em consideração os dados atualizado na última quarta-feira. O crescimento repentino nos casos, que coincide com a chegada da variante Ômicron ao município, começa no dia 3, quando foram notificados 117 casos. No dia anterior, haviam sido apenas 16. A partir de então, as notificações não baixaram da casa das centenas. O pico de contaminação foi na última segunda, com 219 casos. Em janeiro, até o dia 12, foram notificados 1.525 casos em Santa Maria. No mês anterior, em dezembro, foram apenas 111.


Fonte: Observatório de Informações em Saúde da UFSM (reprodução)
Total de casos registrados a cada mês desde março de 2020

Em números absolutos, ainda estamos distantes da quantidade de casos registrados durante os momentos de pico da pandemia, no ano passado. A semana com maior número de casos registrados em 2021 foi entre 14 e 20 de março, com 1.551 casos. Na primeira semana de 2022, foram 752. O patamar de casos de 2022 é semelhante ao registrado no começo de fevereiro de 2021.

SUBNOTIFICAÇÃO

Os números de casos diários varia ao longo da semana por conta de um quadro de subnotificação. Conforme o professor Luis Felipe Dias Lopes, doutor em Engenharia de Produção e estatístico do Observatório, em entrevista à CDN, acontece de dados serem inseridos no sistema até uma semana após a notificação. A confirmação de um caso também depende da testagem. Atualmente, o resultado de um RT-PCR na rede pública do município demora cerca de três dias.

Cresce número de idosas infectadas pela Covid-19 no Lar das Vovozinhas

- Os casos só são registrados se é feito o teste. Tem muitos assintomáticos ou pessoas com sintomas muito leves, até por estarem vacinados, que não vão fazer o teste. Isso ajuda no não crescimento do número de casos diários - explica Dias Lopes.



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Violência doméstica: mulher pede socorro no 190 após ser ameaçada de morte pelo companheiro, e agressor é preso

Próximo

Após perseguição, dupla é presa com armas

Geral