Torneio de Minivoleibol de Surdos reúne competidores no Centro Desportivo Municipal

Leandra Cruber

Torneio de Minivoleibol de Surdos reúne competidores no Centro Desportivo Municipal

Eduardo Ramos

Fotos: Eduardo Ramos

Neste sábado, a segunda edição do Torneio de Minivoleibol de Surdos reuniu 27 competidores no ginásio D do Centro Desportivo Municipal (CDM).  A atividade tem financiamento do Programa Municipal de Apoio e Promoção do Esporte (Proesp) e contou com participantes de Santa Maria, além de municípios da região como Agudo e Nova Palma. 

Adaptado para a comunidade surda, o minivoleibol é uma metodologia de ensino de vôlei criado pela professora Maria Esther Gomes de Souza, que também técnica da Seleção Gaúcha de Vôlei de Praia, Campeã do Circuito Brasileiro em 2022, e Técnica da Seleção Brasileira de Vôlei de Praia, junto do professor de Educação Física, Jeferson de Oliveira Miranda. Ela explica que um dos principais diferenciais da metodologia é a comunicação:  

– No minivoleibol a quadra é reduzida e o número de jogadores em cada equipe também. Hoje, por exemplo, jogamos em três pessoas por time. Além disso, a comunicação é em LIBRAS, por isso que ter menos pessoas em quadra facilita para conseguirmos  conversar. E, claro, nosso maior objetivo é competir e se divertir. O torneio é uma forma da gente incentivar pessoas surdas a se tornarem atletas. 

Leia também:

Na Semana da Pátria, exposição de materiais militares e mateada movimentam Praça do MalletAos candidatos, a responsabilidade de recuperar uma saúde que agoniza na Região CentralSubstâncias prejudiciais à saúde são encontradas em águas de 300 empresas, inclusive no Estado

Em quadra, a surdoatleta Eduarda Santi estava empolgada com a competição. Em março deste ano ela foi convocada para a Seleção Brasileira de Vôlei de Surdos e competiu na 24ª edição das Summer Deaflympics (Surdolimpíadas de Verão), que ocorreram em Caxias do Sul. 

– O torneio está sendo muito legal. Eu comecei a participar no ano passado e, como sempre joguei com outras pessoas ouvintes, não imaginava que pudesse ter esse tipo de competição em Santa Maria. É diferente e ao mesmo tempo incrível porque jogamos com pessoas que vivem as mesmas situações em relação a deficiência auditiva. Hoje eu tava até um pouco nervosa de jogar porque todo mundo é muito bom – brinca Eduarda. 

Para o presidente da Associação de Surdos de Santa Maria, Thomaz Severo, também marca o inicio do Setembro Azul, mês que celebra as conquistas e ressalta as demandas da comunidade surda. 

– O evento é muito importante para nós. Incentivamos a participação da comunidade surda na competição e também nos preparamos para o Dia do Surdo, que é 26 de setembro – explica. 

Leia todas as notícias

Leandra Cruber, [email protected]

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Adolescente sofre tentativa de homicídio no Bairro Nova Santa Marta em Santa Maria Anterior

Adolescente sofre tentativa de homicídio no Bairro Nova Santa Marta em Santa Maria

Na Semana da Pátria, exposição de materiais militares e mateada movimentam Praça do Mallet Próximo

Na Semana da Pátria, exposição de materiais militares e mateada movimentam Praça do Mallet

Geral