Santa Maria está mais perto de ter uma nova licitação do transporte público coletivo. Na manhã desta terça-feira (18), durante a reunião do Conselho Municipal de Transportes, a empresa Pró-Cidades, de Porto Alegre, apresentou ao Executivo municipal dados de um estudo realizado desde 2019, o modelo de Plano Diretor de Transporte Coletivo e a minuta do termo de referência para a licitação da operação das linhas de ônibus.
A reunião, que foi fechada à imprensa, durou cerca de duas horas e meia e nela foram debatidos os itens que vão fazer parte da base de operação, conforme explica o secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi.
– Entramos na fase final da construção do nosso processo licitatório. O projeto básico que vai ser conteúdo do edital de licitação foi apresentado e traz várias novidades em questão de modernização, qualidade e produtividade – afirma.
De acordo com Ponsi, no dia 3 de novembro, às 19h, deve ocorrer a primeira de 12 reuniões comunitárias para debater com a população. A primeira delas será realizada no CTG Sentinela da Querência, no Bairro Camobi. Depois de todas as reuniões, uma audiência pública será feita. O secretário explica que a intenção é enviar a documentação ao Tribunal de Conta da União (TCU) até o final de novembro, e tentar lançar a licitação já no início de dezembro, já que o contrato atual se encerra em 23 de janeiro de 2023. Toda e qualquer empresa do ramo poderá concorrer na nova licitação, inclusive as que já fazem parte do contrato atual. A vencedora terá atuação de 10 anos, podendo ser renovado por mais 10.
Devem fazer parte destas novidades a criação de terminal integrado de embarque na Avenida Rio Branco, entre as ruas Venâncio Aires e Silva Jardim, baseado em um modelo semelhante já feito pela Pró-Cidades em Guarulhos, SP. Além disso, devem ser criados mais corredores exclusivos para ônibus, na Avenida Presidente Vargas, na Faixa Velha de Camobi, e nas ruas André Marques e Riachuelo. Atualmente, o único corredor existente está na Rua do Acampamento.
Foto: reprodução
A nova licitação deve proporcionar também uma gestão compartilhada e integrada, bem como disponibilizar um aplicativo para celulares que apresente os horários dos ônibus e o geoposicionamento dos veículos. No interior dos ônibus, câmeras funcionarão por meio de uma central de controle operacional junto ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), o que trará segurança à população.
No que ainda se refere a qualidade do serviço oferecido ao usuário, a frota com ar-condicionado deve chegar a 30%. Novas formas de pagamento da tarifa serão oferecidas, como o pagamento com todas as bandeiras de cartões de crédito.
Indefinições
Em meio a tantas melhorias prometidas, o presidente do Conselho Municipal de Transportes, Rodrigo Santos, disse que muitos dos dados apresentados agora ainda se referem a 2019 e que os relatórios atuais eram apenas estimativas. Santos ainda se mostrou preocupado quanto ao valor da passagem.
– A tarifa precisa ser subsidiada, precisamos trazer os passageiros para os ônibus – diz.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Condutores de Veículos Rodoviários de Santa Maria e Região (Sitracover), Rogério Costa, comentou que os cobradores podem perder o emprego devido ao incentivo dado ao pagamento em cartão e vale-transporte invés de dinheiro:
– Durante a pandemia o número de cobradores caiu para 50%, e agora são 25%. Meu medo é que acabem com os cobradores em Santa Maria, uma cidade onde o emprego é difícil e várias famílias ficariam sem sustento.
Costa falou também que os cobradores seguem necessários, uma vez que muitos idosos utilizam o transporte e são orientados por esses profissionais.
Edmilson Gabardo, diretor da Associação dos Transportadores Urbanos (ATU), falou que houve redução de passageiros desde a pandemia. Cerca de 65% dos usuários utilizam o transporte coletivo em relação a 2019. Por conta disso, há uma certa desatualização dos dados. Em um estudo feito pela ATU em julho, com 28% dos cobradores, seria R$ 5,78, e R$ 5,46 caso não houvessem cobradores.
Melhorias
Terminais centrais para embarque e desembarque na Avenida Rio BrancoCorredores preferenciais de transporte coletivo em vias prioritárias (Avenida Presidente Vargas, Faixa Velha de Camobi, Rua Riachuelo e Rua André Marques)Central de Controle Operacional no CiospCritérios rígidos para controle de qualidadeUnificação dos sistemas e unificação tarifária entre os ônibus urbanos e distritaisNovo aplicativo para monitoramento dos horários de ônibusNovas formas de pagamento da tarifa 30% dos ônibus com ar-condicionadoRevisão, unificação e modernização das leis que tratam sobre o transporte coletivo