Terceiro colocado no RS, Pimenta faz mais votos que o número de eleitores de Santa Maria

Pedro Pavan

Terceiro colocado no RS, Pimenta faz mais votos que o número de eleitores de Santa Maria
Foto: Eduardo Ramos (Diário)

Com 223.109 eleitores, o deputado federal Paulo Pimenta (PT) fez quase 100 mil votos a mais em relação ao pleito de 2018. À época, o jornalista formado pela UFSM somou 133.086. Em números absolutos, o candidato petista pode ser considerado o santa-mariense mais votado da história das eleições a deputado. 

Como curiosidade, Pimenta fez mais votos do que o próprio número de eleitores da sua cidade natal. No primeiro turno, no domingo, 160.245 santa-marienses foram às urnas. Além de Santa Maria, onde obteve pouco mais de 33 mil votos, Pimenta avançou em outros municípios gaúchos, especialmente na Região Metropolitana. 

Apenas em Porto Alegre, conquistou 19,3 mil eleitores. Na região, destaca-se a votação dele em São Gabriel: 3.445 gabielenses digitaram os números do candidato na urna eletrônica. Nesta eleição para a Câmara Federal, Pimenta ficou atrás apenas do tenente coronel Zucco (Republicanos), que fez 259 mil votos, e do candidato Marcel Van Hattem (Novo), que fez 256.913. 

Leia também:

O dia seguinte à eleição dos cinco deputados eleitos de Santa Maria e regiãoConfira a votação dos candidatos a deputado estadual e federal na Região CentralSanta Maria e região elegem 3 deputados estaduais e 2 federais

Aos 57 anos, um dos coordenadores da campanha de Lula garantiu a reeleição para mais um mandato como deputado federal. É a sexta vez que ele se elege com votação expressiva. 

Pimenta iniciou a vida política dentro da faculdade, onde foi presidente do Grêmio do Colégio Agrícola em 1981; vice-presidente do Diretório Acadêmico do curso de Agronomia da UFSM, de 1984 a 1985; e presidente do Diretório Central dos Estudantes da UFSM de 1985 a 1986. Já foi vereador, deputado estadual e vice-prefeito, ao lado de Valdeci Oliveira. Atualmente, é casado e tem três filhos. 

–  A votação consagradora para a história do Partido dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul para deputado federal aumenta a minha responsabilidade como presidente do partido, como coordenador da campanha do Lula. E o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo nosso mandato, que certamente amplia os horizontes e coloca em outro patamar para pensar o país, o Rio Grande e Santa Maria a partir do próximo mandato – comemorou Pimenta.

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Confira a votação dos candidatos a deputado estadual e federal na Região Central Anterior

Confira a votação dos candidatos a deputado estadual e federal na Região Central

Além das unidades de saúde, veja onde encontrar a vacina contra a poliomielite em Santa Maria Próximo

Além das unidades de saúde, veja onde encontrar a vacina contra a poliomielite em Santa Maria

Geral