Mobilidade urbana

Táxis com passageiros já podem usar corredor de ônibus no Centro

Arianne Lima

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: Pedro Piegas (Diário)

Nesta quarta-feira, entrou em funcionamento a alteração que permite que táxis, transportando passageiros, trafeguem também pela pista à direita da Rua do Acampamento, considerada, até então, de uso exclusivo do transporte urbano coletivo. 

Reajuste no salário mínimo regional é aprovado

A medida, que visa reduzir o congestionamento de veículos na área central de Santa Maria, foi recebida com positividade pelos motoristas. Durante a tarde, era possível ver táxis utilizando a via na Rua da Acampamento, entre a Rua Venâncio Aires e a Avenida Medianeira, onde a alteração é válida. A movimentação intensa de pessoas próximo ao Calçadão Salvador Isaía e a transição dos veículos foram observadas por uma equipe do Diário entre às 17h e 18h de quarta. 

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

REPERCUSSÃO
Dos mais de 10 táxis que cruzaram o trecho entre a Ruas Venâncio Aires e Astrogildo de Azevedo, cinco utilizaram a pista à direita. O taxista Gilberto Santos, 68 anos, foi um dos motoristas que já vivenciou a nova experiência proporcionada pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana. Há cerca de 24 anos no ponto Taperinha, entre Ruas Venâncio e Astrogildo, ele celebra a iniciativa: 

- Foi uma ótima ideia, porque precisava. Durante a tarde, o trânsito fica muito engarrafado e conturbado. Então, para sairmos, fica muito mais rápido pelo corredor. 

Gilberto comenta que teve conhecimento da mudança da tráfego a partir de um aviso do Secretário de Mobilidade Urbano, José Orion Ponsi. E posteriormente, pelos guardas de trânsito que acompanham a movimentação pelo centro. 

Já o taxista Valmir Martins, 60, recebeu a noticia pelo grupo Sinditáxi SM no Whatsapp. Ele ressalta que a alteração, que também deve ter impacto na economia, é uma antiga reivindicação da categoria, por proporcionar agilidade no deslocamento do veículo quando o passageiro está com pressa. 

- Há mais de 10 anos, nós reivindicamos isso junto a prefeitura a permissão para nos deslocarmos com os táxis pelo corredor de ônibus - afirma Valmir, reiterando que espera que a alteração dure por mais tempo. 

Plataforma possibilita abertura de empreendimento em menos de 10 minutos

AVALIAÇÃO
A mudança, que tem caráter experimental, deve permanecer até 28 de fevereiro de 2022. Desta quarta-feira até o final de fevereiro, as equipes da secretaria devem avaliar a repercussão desta alteração, com a finalidade de definir se haverá a continuidade do uso do corredor por parte dos taxistas.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Duplicação da Estação de Tratamento de Esgoto entra na reta final

Próximo

Defesa de Mauro Hoffmann irá recorrer à suspensão de liminar no STF

Geral